Mudanças no rotativo do cartão começam a valer nesta segunda

A partir desta segunda-feira (3), entram em vigor as novas regras relacionadas ao rotativo do cartão de crédito. A nova lei não permite que os clientes entrem na famosa bola de neve financeira, quando pagam apenas o mínimo das faturas do cartão e entram no juros sobre juros. Entenda abaixo o que muda.

Segundo o economista Cláudio Rocha, atualmente, os juros do cartão de crédito para quem entra no rotativo, podem ultrapassar os 15% ao mês, o que deixa ainda mais endividados os clientes que não possuem recursos para pagar o cartão.

Com a nova regra, os clientes só poderão entrar no rotativo do cartão uma vez e serão obrigados a negociar a fatura, caso ela volte a atrasar seguidamente.

“Por lei não será permitido rolar para o mês seguinte mais de uma vez, porque isso gerava a bola de neve, ou seja, jutos sobre juros. Agora, a pessoa pode rolar um mês e quando chegar no segundo e a pessoa não tiver o dinheiro novamente para pagar a fatura, ela obrigatoriamente tem que recorrer à instituição financeira para negociar o débito”, contou o economista.

Para Cláudio Rocha, a nova regra vai beneficiar os consumidores e educá-los a só comprarem o que realmente puderem pagar.

Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *