CCJ aprova implantação de Língua Espanhola na Rede Estadual de Ensino da Paraíba

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei 1.509/2017, de autoria do deputado estadual Anísio Maia, que dispõe sobre a implantação da disciplina de Língua Espanhola na grade curricular da Rede Estadual de Ensino.

De acordo com o parlamentar, o argumento do projeto se baseia na situação geográfica do Brasil e a preferência dos estudantes pelo idioma espanhol. “Estamos no centro da América Latina, tendo o nosso país rodeado por nações que falam a língua espanhola. Então, não tem cabimento que essa língua não seja, no mínimo, a segunda do país, sem contar que nós temos pesquisas que dizem que a maioria dos estudantes prefere a língua espanhola à língua inglesa. Por isso, é importante que o sistema de ensino introduza a disciplina no currículo para que possa ser oferecido aos estudantes que se interessarem”, justificou.

Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei 1.836/2018, do presidente da Casa, deputado Gervásio Maia, que dispõe sobre a denominação da Escola Cidadã Integral Técnica de Guarabira de Dom Marcelo Pinto Carvalheira. “É uma homenagem meritória, pois Dom Marcelo foi um grande arcebispo e uma das pessoas que tinham grande influência sobre os trabalhos comunitários das pastorais da terra, pastorais carcerárias e em organizações de trabalhadores rurais do nosso estado. Portanto, é uma iniciativa que nos faz lembrar pessoas e lideranças que devem inspirar um novo momento do país”, afirmou a presidente da CCJ, deputada Estela Bezerra.

Das 40 matérias analisadas pela Comissão nesta manhã, 17 foram aprovadas e seguem para apreciação no plenário.

ALPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *