Paraibanos estão na lista do Congresso em Foco que premia políticos que não respondem a acusações criminais

Conhecido entre os parlamentares como o “Oscar da política brasileira”, o Prêmio Congresso em Foco deu um grande passo nesta segunda-feira (18) com a divulgação da lista preliminar dos deputados e senadores aptos a serem votados. Ou seja, aqueles que exerceram mandato este ano por ao menos 60 dias e que não respondem a acusações criminais. Em 2017, o parlamentar paraibano que mais conseguiu destaque na premiação foi o senador Raimundo Lira (PSD), que novamente teve seu nome apto à premiação.

Em 2017, Lira foi considerado pelos juízes da premiação com o 5° melhor parlamentar do Brasil e teve o melhor desempenho no voto popular entre os parlamentares paraibanos. Neste ano além de Lira estão aptos a serem avaliados o senador José Maranhão e os deputados federais: André Amaral; Benjamim Maranhão; Damião Feliciano; Efraim Filho; Hugo Motta; Luis Couto; Marcondes Gadelha; Pedro Cunha Lima e Wellington Roberto.

Assim, foram excluídos da relação abaixo os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento. Pela primeira vez serão levados em conta, além dos procedimentos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), investigações remetidas pela mais alta corte do país a instâncias inferiores em razão do novo entendimento sobre o foro privilegiado.

De acordo com levantamento do Congresso em Foco, estão aptos para participar da disputa por prêmios 400 congressistas. São 41 senadores (50% dos integrantes do Senado) e 359 deputados (70% dos membros da Câmara). Conforme o regulamento, o parlamentar que não figurar na relação abaixo terá cinco dias, a contar de hoje, para solicitar a inclusão de seu nome. Para isso, deverá apresentar ao site documentação que comprove que não têm mais contas a prestar à Justiça e que exerceu o mandato pelo período mínimo pré-estabelecido.

A lista final será divulgada no próximo dia 25. O processo de votação pela internet se dará entre 1º e 31 de julho. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 13 de agosto. Link: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/veja-a-lista-preliminar-dos-parlamentares-aptos-ao-premio-congresso-em-foco-2018/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *