Poesia no Coreto homenageia romancista Ivan Bichara no seu centenário de nascimento

O escritor Ivan Bichara, que também foi governador da Paraíba entre 1974 e 1978, será o homenageado pelo Movimento Cultural Poesia no Coreto no próximo dia 5 de julho, quinta-feira, a partir das 19h, na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no centro de Cajazeiras (PB).

Após homenagear os poetas Cristiano Cartaxo e Irismar di Lyra, a escolha pelo nome do cajazeirense nascido em 24 de maio de 1918 se deu por conta das comemorações do seu centenário que se encerrarão no próximo mês de agosto, quando das festividades da “Semana da Cidade”.

Autor de romances de grande reconhecimento nacional, como “Carcará” ( 1984), o mais conhecido e estudado, “Tempo de servidão” (1988) e “Joana dos Santos” (1995), Ivan Bichara escreveu também sobre teria literária, deixando no seu legado obras como “O romance de José Lins do Rego” (1971), “Função criadora da crítica literária”In: Revista da Academia Paraibana de Letras, vol. 08 (1978) e “José Vieira e os caminhos do seu romance” (1980).

Fundador da Cadeira número 6 da Academia Paraibana de Letras, tendo como patrono Aristides Lobo e atualmente ocupada por Hidelberto Barbosa Filho, ele exerceu ainda as funções de diretor do Jornal O Norte e de A Imprensa (João Pessoa).

Poemas temáticos

O tema escolhido para o sarau da noite foi a metalinguagem na poesia, recurso muito utilizado para escrever sobre o próprio fazer poético, com os poetas tentando explicar para o leitor seus sentimentos diante das palavras e do poema em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *