Cajazeiras recebe Caravana do Coração na quinta-feira, dia 5

A 6ª Caravana do Coração, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começa no próximo dia 2 por Monteiro, na microrregião do cariri, e percorrera mais 12 municípios paraibanos até 14 de julho: Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.

Uma das novidades deste ano é que, em cada cidade, os atendimentos vão ocorrer em locais diferentes, de forma simultânea.

Outro detalhe desta Caravana é que terá mais voluntários do que nas outras versões e mais pessoas serão atendidas. Serão 120 profissionais envolvidos e a meta é atender cerca de duas mil pessoas, entre crianças com cardiopatia; mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia.

Deverão ser realizados cerca de 16 mil atendimentos, já que, cada pessoa atendida passa por uma série de consultas e exames. Serão consultas cardiológica; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma. E ainda há a parte lúdica. Uma equipe da arte-educação recepciona todas as pessoas que chegam para receber atendimento na Caravana junto aos seus familiares.

A Caravana existe desde 2011 e, até agora, já foram atendidos 6.741 pacientes, sendo três mil crianças identificadas com cardiopatias e 330 profissionais envolvidos. Além dos atendimentos, a Caravana promove várias capacitações para os profissionais de saúde locais. Até o momento, foram 2.418 qualificações.

As capacitações serão destinadas para as equipes de atenção básica, hospitalares e SAMU, gestores municipais, Gerentes Regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das Redes de Ensino estadual e municipal.

Entre os cursos, estão “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”; “ Pré-natal de alto risco (hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc)”; “Capacitação em Neonatologia (surfactante, estabilização do neonato de risco, CPAP artesanal, etc)”; “transporte da gestante e neonato de risco (SAMU)”; “Primeiros socorros e identificação de cardiopatas no ambiente escolar”.

Em Cajazeiras, no alto sertão, que abriga a 9ª Regional de Saúde, a Caravana do Coração fará os atendimentos à população no próximo dia 5 (quinta-feira).

Com Secom/PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *