Companhia Luna de Cajazeiras festeja 6 anos de teatro com quatro grandes sucessos

Em 23 de julho de 2012, Cajazeiras testemunhava o nascimento da Companhia Luna de Teatro, com sua formação original: Daniel Dantas, Sílvia Texeira, Karla Christiane e Edson Albuquerque. E não foi uma estreia qualquer: o primeiro desafio da trupe foi fazer uma releitura do grande clássico infantil nacional “Os Saltimbancos”, texto original de Chico Buarque e montagem de sucesso por todos os recantos do país. O sucesso para a Companhia Luna também veio logo, com o espetáculo, com direção coletiva, conquistando todos os públicos, sem qualquer distinção de faixa etária, das crianças aos seus pais. E tanto foi assim, que “Os Saltimbancos”, no tempo em que ficou em cartaz, foi apresentado inúmeras vezes em Cajazeiras e em várias outras cidades. A boa nova, é que a Companhia está anunciando a volta do espetáculo para breve, já estando em processo de remontagem.

            Quase que simultaneamente ao espetáculo infantil de estreia, a Luna partiu para outro projeto ousado, também com a releitura de um texto conhecido por todos, só que desta vez uma comédia regional: “A Feia de Caruaru”, com texto de Américo Barreto. Muito mais à vontade para criar em palco, Sílvia Teixeira, Daniel Dantas e Karla Christiane ofereciam um novo espetáculo a cada apresentação, com novas situações, novos cacos e interações com a plateia, que ria do início ao fim com as peripécias de Creusa e Cleonice.

Após “A feia de Caruaru”, a Companhia Luna volta a brindar a criançada com o espetáculo “A Bela e o Lobisomem”, com texto de Daniel Dantas, que divide o palco com Silvia Teixeira, Gregório Nascimento e Karla Christiane no musical infantil, “no qual alguns enredos dos contos de fadas se misturam aos elementos da cultura e sabedoria popular, dinamizando e fazendo o público se encontrar com as adivinhações, lendas, cantigas populares, crendices e costumes do povo nordestino sertanejo”, define o autor e diretor. Para se ter uma ideia, misture uma Cinderela com um vendedor de bugigangas nordestino, que tem uma lamparina mágica, um ex-cangaceiro do bando de Lampião, uma madrasta má e um príncipe que teria virado lobisomem. Pronto. Diversão garantida.            Já em “Ynio, canto às Yabás”, a Luna conta histórias da tradição Yorubá e da Mitologia dos Orixás Yemanjá, Nanã, Iansã e Oxum, também com texto e direção de Daniel Dantas. Segundo ele, “YNIO é uma celebração à força feminina das yabás que se manifesta pelos elementos da natureza. A fertilidade de Oxum, as águas de Yemanjá, os ventos e raios de Iansã e a sabedoria de Nanã são contadas, nessa obra épica, por meio da dança, música (xirê) e contação de histórias”. Além dele, compõe o elenco do espetáculo cênico-musical-performático, os atores Maglandyo da Silva Santos, Sílvia Teixeira, Fernanda C. Aguiar, Gilmara Monara, Waleska Tupiná e Gabrielly Silva.

“Comemoramos seis lindos anos de pesquisa, experimentos, imaginação… Seis anos de partilha e amor pelo teatro, pelo nosso público, pelo nosso fazer”, disse Daniel Dantas em suas redes sociais.

Lenilson Oliveira, do DestaquePB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *