Paraíba tem sete mil ciganos distribuídos em 32 municípios

Nasceu predestinada para representar e lutar por sua gente, o povo cigano. Maria Jane Soares, 40 anos, é da etnia Calon, que predomina na Paraíba. Ela nasceu em Condado, no Sertão paraibano, e alimentava, desde criança, o sonho de combater as injustiças, discriminação e preconceitos e, hoje, desenvolve um trabalho em nível nacional pelo respeito e pelos direitos dos ciganos por meio de uma rede de proteção a essa minoria étnica.

A maior concentração cigana é na cidade de Sousa, mas há também registros de grupos em municípios como Condado, Imaculada, Mamanguape, Guarabira, Juazeirinho, Santa Luzia, Ibiara, Conceição, Patos, Marisópolis, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Riacho de Santo Antônio, Brejo do Cruz, Teixeira, Monte Horebe, Santa Rita e Juripiranga. Toda a população cigana da Paraíba pertence à etnia Calon, a exemplo dos ciganos de Sousa, todos descendentes de ciganos portugueses que, em séculos passados, migraram para o Brasil.

No entanto, existe uma defasagem de dados sobre a população cigana no Brasil, o que prejudica a aplicação de políticas públicas voltadas a esses povos, já que desde 2014 os povos ciganos não aparecem nas pesquisas municipais do IBGE. Segundo informações da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), há pelo menos três etnias ciganas no Brasil: Calon, Rom e Sinti. Os acampamentos ciganos encontram- se em 291 municípios, localizados em 21 estados.

Maria Jane, em sua atuação constante em favor do povo cigano, está desenvolvendo, junto a serviços de assistência social e Cras, o cadastro federal dos ranchos ciganos da comunidade de Condado, por solicitação do Ministério Público Federal. O CadÚnico é um projeto do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

PB Agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *