Fake News: institutos alertam internautas que links para pesquisa eleitorais são falsos

Que as redes sociais e aplicativos de conversa estão sendo um diferencial nas eleições 2018 é fato. Através deles os eleitores podem pesquisar mais a respeito dos candidatos e estes, por sua vez, ficam mais próximos dos internautas.

Mas nem tudo é benefício e o combate as chamadas ‘Fake News’ é constante.

Quem participa de grupos de conversa ou costuma usar as redes sociais já deve ter se deparado com um link que convida a pessoa a responder pesquisas eleitorais. Para dar veracidade ao falso link, nomes de institutos como Datafolha ou Ibope são citados, mas ambos os intitutos já declararam que não realizam pesquisas desta maneira. O diretor do instituto Datafolha, Mauro Paulino, falou sobre os falsos links:

“O Datafolha não faz pesquisas eleitorais através de internet. Utiliza apenas o método face a face, com entrevistas pessoais” disse.

Em nota, o Ibope também informou que não realiza pesquisas eleitorais pela internet.

“É falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência” diz trecho do comunicado.

Nos links onde supostamente estão as pesquisas, os usuários são convidados a preencher um formulário com sua cidade, estado e candidato em quem irá votar, ao concluir o internauta é aconselhado a compartilhar a pesquisa pelo WhatsApp para supostamente confirmar não ser um robô e ter acesso aos resultados da pesquisa.

Especialistas chamam a atenção para o fato, alertando que alguns desses links podem estar infectados com vírus.

PB Agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *