Dez deputados já estão de olho na presidência da Assembleia da Paraíba

Mal encerrou o processo eleitoral e já tem deputados discutindo o posto de presidente da Assembleia Legislativa para a próxima legislatura. Pelo menos dez nomes já figuram com grandes chances para formação da nova Mesa Diretora. Alguns deles revelaram que já até conversaram com colegas para saber os apoios que têm. Esse é o caso de Branco Mendes, do Podemos que teve 32.621 votos. O deputado reeleito até confessa ter sentido satisfação nos amigos em tê-lo como opção de voto.

“Essa experiência já me faz a quarta vez como deputado. Também tenho a pretensão de concorrer ao cargo de presidente, mas isso será fruto de um diálogo que vamos travar daqui para frente, para que disputemos o cargo com equilíbrio. Já tive contatos com parlamentares e daqueles que conversei me senti seguro da satisfação deles votarem comigo”, admitiu.

Cida Ramos é a primeira

Ainda no domingo, a deputada eleita mais bem votada, Cida Ramos (PSB), já havia anunciado o interesse na disputa. Ela teve 50.048 votos. Questionada sobre a possibilidade de disputar um cargo na Mesa Diretora da ALPB, Cida afirmou que a quantidade de votos que ela teve a credencia a disputar a vaga.

“Eu acho que estou chegando agora, mas essa votação me credencia a compor a mesa da Assembleia. Sempre disse a João e a Ricardo, sempre coloquei nas minhas falas que o povo da Paraíba daria um presente a Ricardo e o presente que o povo deu foi a continuação do trabalho dele”, destacou Cida.

Jeová Campos entra na disputa

O deputado Jeová Campos se colocou a disposição do seu partido, o PSB, para se candidatar a presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no biênio 2018/2020. O socialista obteve 31.017 votos. Jeová afirmou que o PSB é a maior bancada e precisa ter o presidente da ALPB.

“Seria um prazer comandar aquela casa. Muita coisa passa pelos nossos comandantes, o governador eleito e o atual Ricardo Coutinho. Estou preparado para ser o presidente se entenderem assim,” disse.

Mais deputados na fila

Também são cotados para ingressar na disputa pela presidência da Casa os deputados Adriano Galdino, Ricardo Barbosa, Hervázio Bezerra, Buba Germano, Estela Bezerra, Genival Matias (Avante) e Tião Gomes. Este último, aliás, soltou alfinetadas.

“Sou candidato com apoio do meu partido, o Avante e quero apoio do PSB, MDB, dos partidos. Acho que essa Casa tem que ser administrada de maneira eclética e variada com todos sendo ouvidos”, soltou.

Já Ricardo Barbosa (PSB) falou que o cargo é o sonho de qualquer deputado. “Acho que é um sonho e pretensão de todos que aqui chegam. É uma honra a poucos distinguidos. Não poderia deixar de expressar que seria motivo de realização pessoal poder presidir um poder tão importante”, falou.

Estela, ao contrário, não foi enfática no desejo, mas garante estar preparada. “A Casa vai ter azeitamento, mas sou um nome que assimilei o funcionamento da Casa. Não tenho ambição, mas naquela mesa vai sentar quem tratar as pessoas bem e que tenha equidade”, afirmou.

Oposição vai se unir para buscar espaço na Mesa

Os integrantes da bancada de oposição para próxima legislatura na Assembleia Legislativa devem se unir em torno da eleição da nova Mesa Diretora. A deputada Camila Toscano (PSDB) destacou que os oposicionistas devem se unir em busca do fortalecimento no Parlamento e para eleição na próxima legislatura.

Camila defendeu que a oposição precisa ter representação na Mesa. Ela lembra que há novos deputados e ‘bons nomes’ que serão importantes para o pleito na Casa. “Vamos fazer como fizemos nesses quatro anos: mostrar o que está errado na Paraíba, mas de forma responsável, sem fazer politicagem”, argumentou.

Apesar das propostas para união, Camilla acredita que é cedo para discutir liderança da oposição no próximo biênio. Segundo ela, ainda é necessário ‘digerir’ a eleição e a entrada e saída de colegas deputados. As decisões devem acontecer no próximo ano, quando se aproximar o momento da posse dos novos deputados.

Para o deputado Tovar Correia Lima (PSDB), ainda é cedo para falar em eleição da Mesa já que a posse para a nova legislatura só acontece em fevereiro de 2019. “Ainda faltam quatro meses para que se aconteça essa votação. Então acho precipitado, na primeira sessão legislativa depois da eleição essa discussão de quem será o presidente. Mas não deixa de ser importante com a discussão para que possamos encontrar um caminho e um norte para o nome do novo presidente já que o atual foi eleito para um mandato de deputado federal. E aí vamos discutir mais pra frente com os postulantes para se encontrar o melhor caminho para a Assembleia Legislativa”, disse.

André Gomes, Henrique Lima e Nice Almeida, do Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *