Número de micro e pequenos negócios passa dos 195 mil na Paraíba

Um levantamento divulgado pelo Sebrae aponta um crescimento de 8,2% no número de micro e pequenas empresas no estado da Paraíba em 2018, no comparativo com o ano anterior. A pesquisa, feita com dados até setembro deste ano, mostra que já existem 44.978 negócios do tipo no estado, que hoje tem mais de 150.529 microempreendedores individuais.

Os dados têm como base o banco de dados da Receita Federal. Ainda segundo o levantamento, de fevereiro até setembro deste ano, a Paraíba criou 11.318 novos negócios. Destes, 3.367 são de micro e pequenas empresas, enquanto 7.951 são microempreendedores individuais.

“As micro e pequenas empresas têm um papel fundamental na economia de qualquer estado. Além delas representarem o maior número de negócios formais, são também as responsáveis por uma grande fatia do faturamento das empresas e que contratam boa parte da mão de obra disponível”, afirmou o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

Maior parte dos salários é paga por pequenos

De acordo os dados do Anuário 2017 do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, 52,7% da massa de salários do mercado formal na Paraíba é composta pelos pequenos negócios. Além disso, os pequenos negócios têm participação de 29,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba, ou seja, quase 30% das riquezas geradas no estado.

Pequenos negócios geram mais empregos que empresas grandes

Já os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como base as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam que, na Paraíba, de janeiro a agosto de 2018, as micro e pequenas empresas criaram 3.773 postos de trabalho formais, enquanto as médias e grandes empresas registraram um saldo negativo de 1.036 empregos com carteira assinada no mesmo período.

O setor de serviços é o que mais se destaca na geração de empregos entre as micro e pequenas empresas, com 2.698 postos de trabalho criados. Em seguida, estão os setores da agropecuária com 604 postos e comércio com 416 postos.

G1 PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *