Receita Federal alerta para e-mails falsos em nome da instituição

A Receita Federal alerta os contribuintes para a tentativa de golpes por meio de falsos emails encaminhados em nome da instituição e reafirma que não se utiliza de tal expediente para se comunicar com as pessoas, sem autorização.

Em nota enviada à imprensa, a Receita revelou que muitas pessoas têm recebido mensagens comunicando falsa existência de pendências ou divergências em suas declarações de Imposto de Renda (IR).

Os emails utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais da Receita, enganando o cidadão com apresentação de telas que mesclam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras.

Segundo a Receita, o perigo geralmente está nos links indicados na correspondência, pois costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares (software malicioso).

Mensagem duvidosa não deve ser aberta

Ainda na nota, o órgão disse que o Programa Gerador deve ser obtido diretamente pelo site www.receita.fazenda.gov.br. Em caso de e-mails duvidosos, a recomendação é para não baixar os arquivos anexados nem acione links indicados, para outras páginas na web, mesmo que esteja escrito o nome da instituição.

Informações confidenciais podem ser interceptadas

Quem não observar esses cuidados pode ter informações confidenciais interceptadas. Além de não abrir as mensagens, o usuário deve apagá-las.

Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *