Fuminc: V Cajazeirato tem programação definida e homenagem a Tarcísio Pereira

Saiu a programação do V Cajazeirato – Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras, que será realizado de 14 a 17 de novembro deste ano. O evento presta uma homenagem este ano ao ator, teatrólogo e escritor Tarcísio Pereira e terá espetáculos de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande e Cajazeiras.

Entre os espetáculos selecionados estão: O que fazer chamar a policia?, Outubros, De João para João (João Pessoa), A batalha da vírgula contra o ponto final (Guarabira), Só é louco quem pode (Campina Grande), De hoje eu não passo, O palhaço do planeta verde, Trinca, mas não quebra, Le défunt e O dia em que deu elefante (Cajazeiras).

Entre os objetivos do Cajazeirato está a avaliação e discussão da produção teatral realizada no Estado da Paraíba. Também de possibilitar a troca de experiências entre os espetáculos participantes da quinta versão do Festival.

Outros objetivos do Festival: valorizar e revitalizar a produção teatral como bens culturais de natureza imaterial nos seus valores históricos, artísticos e culturais, além de realizar cursos e oficinas na área teatral durante a realização do evento.

“As práticas artísticas e culturais estão enraizadas nas tradições populares vivas até hoje através dos festivais de repente, motivo pelo qual habitam em Cajazeiras vários poetas populares; as famosas e constantes peças teatrais, que rendeu a cidade a única casa de espetáculos do Sertão (Teatro ICA) e os filhos ilustres que levaram e levam o nome da cidade país afora, a exemplo do compositor Zé do Norte, os atores Sávio Rolim, Nanego Lira, Eliezer Rolim, Ubiratan di Assis e as atrizes Marcélia Cartaxo e Sóia Lira, entre outros”, destaca Francisco Ernandes, coordenador do evento.

O projeto foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que está sendo desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Orlando de Queiroz Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *