Arribaçã lança dois livros em novembro: “Ruas de sal” e “O mistério no galinheiro”

A Arribaçã Editora, da cidade de Cajazeiras, tem dois lançamentos programados para este mês de novembro, sendo um livro de poesia e outro infantil, ambos de autores paraibanos.

Ruas de sal e outros poemas

O primeiro será no dia 13 (quinta-feira), com o poeta Bartolomeu Pereira Lucena lançando, em Lagoa Nova (RN), o livro “Ruas de Sal e outros poemas”. Em sua segunda edição, a obra sai com o selo da Arribaçã Editora e o lançamento será na Escola Angelita Félix Bezerra, a partir das 14h00, em evento organizado pela coordenação da área de linguagens.

“Ruas de sal faz do leitor um Flâneur dos versos e letras – em cada linha, a fantasmagoria do passear. A nostalgia das ruas dá lugar ao saudoso vaguear pelas ruas, numa época que não caminha, apenas “navega”. Um título elegante reclama uma analogia também elegante”, define Reginaldo Oliveira, doutor em Letras pela UFPB e professor de estética filosófica da UEPB.

Já para o poeta Astier Basílio, ora radicado na Rússia, “coisa rara, na poesia, é uma voz. Fazê-la soar. Trazer dentro de si características que lhe marquem o assento, que a individualizem. A dificuldade se acentua em quem está se iniciando na arte. É mais comum dublar o canto alheio. Ombrear-se ao que já é reconhecível. Em Ruas de sal e outros poemas, o poeta Bartolomeu Pereira de Lucena se apresenta assim. Com personalidade”.

A obra, com 76 páginas, tem prefácio de Reginaldo Oliveira, orelhas de Astier Basílio, capa de Leonardo Guedes, programação visual de Fábio Oliveira e impressão da Gráfica Ideal.

Bartolomeu Pereira Lucena nasceu em Malta-PB, em 24 de maio de 1986. É professor de filosofia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, residindo atualmente na cidade de Lagoa Nova-RN. É graduado em Filosofia pela UEPB, e mestre em Filosofia pela UFRN.

Publicou entre 2013 e 2014 os livros “Ruas de Sal e outros poemas” (FUNES) e “Caderno de planos e voos“ (IDEIA).

Foi jurado em duas edições da coletânea de poemas Abril para Leitura, do CCBNB – Sousa-PB. Possui poemas publicados nas revistas “Macondo” (SP), “Blecaute” (PB), “Boca escancarada” (PB), entre outras.

O mistério no galinheiro

Já o primeiro livro infanto-juvenil da Arribaçã Editora será lançado no dia 16 de novembro (sábado), às 9 horas, na Livraria Universitária de Cajazeiras. Trata-se de “O mistério no galinheiro”, de Naldinho Braga, com capa e ilustrações de Ingrid Stephane.

O lançamento será dentro da programação do Sábado Animado da Livraria, com contação de histórias para a criançada.

O projeto de edição e impressão do livro foi aprovado no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Cajazeiras (PB), através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

“Qual criança não se envolve ao ouvir uma boa história, contada com pitadas de amor e carinho pela avó, pai, mãe, irmão, tia, professora? Qual também não se deixa levar pelo encantamento das primeiras leituras?”, provoca o editor Lenilson Oliveira na apresentação da obra. E continua: “É esse encantamento que Naldinho Braga busca despertar com ‘O mistério no galinheiro’ – instigando a curiosidade dos pequenos leitores com uma linguagem fácil e envolvente, auxiliado pelas ilustrações de Ingrid Stephane, que ambientam e dão ’cara’ às personagens. Uma leitura para encantar”.

A obra, com 36 páginas, tem apresentação de Lenilson Oliveira, ilustrações e capa de Ingrid Stephane, programação visual de Aristóteles Alves e impressão da Gráfica Real.

Elinaldo Menezes Braga (Naldinho Braga) é professor do Curso de Letras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Cajazeiras-PB) e pesquisador em Cultura Popular. Como escritor, publicou os livros “Que bicho você é?” e “Celebrações da Vida: história e memória da banda cabaçal Os Inácios”. Atuando como músico e compositor, tem três discos gravados com a banda Tocaia da Paraíba, dois com a banda Naldinho Braga e o Carro de Lata, um com a banda Conspiração Apocalipse e três com a banda Meu Quintal. Naldinho Braga também é membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), ocupando a cadeira de número 15, que tem como patrono o músico Eugênio Pacelli.

Ingrid Stephane de Oliveira é professora de Inglês e desenhista.

Desde criança, coloca no papel os seus sonhos em forma de arte, buscando sua expressão nas formas.

Durante a infância, suas maiores inspirações foram filmes como ‘‘O Estranho Mundo de Jack” e shows como ‘‘A Família Addams”.

Sobre a Arribaçã Editora

Criada pelos jornalistas e poetas Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, a Arribaçã Editora tem suas raízes fincadas no Alto Sertão da Paraíba, mais especificamente em Cajazeiras. A editora trabalha com obras literárias, acadêmicas, biografias, entre outras. Criada no segundo semestre de 2018, já tem diversos livros publicados. Contatos podem ser feitos na página da editora no Facebook, Twitter e Instagram ou pelo email: arribacaeditora@gmail.com A editora também tem canal no youtube.

Endereço do site: www.arribacaeditora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *