Fundo de Cultura de Cajazeiras é um dos poucos que funciona na Paraíba

A cidade de Cajazeiras se mantém na dianteira no apoio a projetos a atividades culturais e artísticas. Desde que assumiu a Prefeitura Municipal, o prefeito José Aldemir determinou o cumprimento da lei, com o pagamento dos 2% do orçamento do município para o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc). A quarta parcela já está sendo paga e a última terá seu pagamento efetuado a partir da segunda quinzena de novembro. Estão sendo contemplados 38 projetos.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 são de R$ 217 mil, 214 reais e 58 centavos. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010. Também é um dos poucos municípios brasileiros que mantêm um fundo de incentivo à cultura e cumpre os compromissos assumidos com a classe artística.

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, destacou os esforços do prefeito José Aldemir em cumprir o compromisso com o segmento cultural da cidade, mesmo enfrentando dificuldades, em função da crise que atinge todos os municípios brasileiros.

Eis a relação dos 38 projetos: II Semana de Arte Negra, A Arte de Contar Histórias, Jovens Multiplicando Práticas e Saberes da Convivência com o Semiárido em Assentamentos Rurais de Cajazeiras, Silver Lynx, Blocos Culturais de Rua, Agnaldo Rolim – O Guardião das Histórias de Cajazeiras, A Peleja Digital, Apresentações do Autêntico Forró Pé de Serra, Uma Mulher à Frente do Seu Tempo – 40 Anos sem Ica, Cantoria na Roça, Museu da Imagem e Memória de Cajazeiras, I Festival de Poesia Encenada de Cajazeiras, Festival de Hip Hop de Dança, Ballet Irmã Fernanda, 50° Festival de Repentistas do Sertão Paraibano, Pintura Solidária Vamos Colorir a Vida, As Minhas Marchinhas Volume I, Profissões Que Não Podem Se Acabar, Ser Criança É Muito Bom – ll Ano, III Cine Açude Grande, Espetáculo de Dança Afro Brasilera “Oriara – Os Segredos das Folhas”, Ser Tão Frevo, O Palhaço Chegou, Mostra Cajazeirense de Teatro, Conhecer a História Para Valorizar a Obra, Existimos, Aqui Será que se destina?, Livro – Os Olhos Tardios de Maria, Quadrilha Junina Tradição da Império, Banda Apocalipse, Na Arte da Cantoria, O Mistério do Galinheiro, 4ª Paraíba em Dança, V Cajazeirato – Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras, Atlético Cajazeirense de Desportos – 70 Anos de História, Gravação do Cd do Grupo Coco de dona Zefinha, Tecendo Mandalas : Uma Terapia Alternativas de Grupo para Mulheres e Padre Raymundo Honório, O Último Descendente Direto do Padre Rolim Ainda Vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *