Coletânea com mulheres poetas do Brasil será lançada pela Arribaçã Editora

A coletânea “As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira”, organizada pelo poeta Rubens Jardim (foto), será publicada pela Arribaçã Editora. Publicada até agora apenas de forma virtual, a coletânea é uma das mais completas a abordar o universo poético feminino e reúne poetas de todas as épocas e gerações do Brasil. Ao lado de nomes como Hilda Hilst, Cecilia Meireles, Olga Savary, Cora Coralina e Maria Firmina, entre outros, estão grandes poetas da literatura contemporânea de diversos estados do Brasil.

Em pronunciamento em suas redes sociais, o organizador da coletânea, Rubens Jardim, saudou a decisão da Arribaçã Editora de transformar o projeto em livros impressos. Ele fez um apelo para que as autoras presentes na coletânea enviem termos de autorização, para que a edição seja agilizada.

De posse dos termos de autorização, a Arribaçã inicia imediatamente a edição dos três volumes. As autoras que não enviarem a autorização, ficarão de fora da coletânea. Em relação as poetas que já faleceram, que ainda não estão em domínio público, as autorizações devem ser feitas por familiares e/ou herdeiros. As autorizações devem ser enviadas para o email de Rubens Jardim: re.jardim@uol.com.br

“As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira” é um projeto do poeta Rubens Jardim desenvolvido em sua página nas redes sociais. A cada postagem, novas autoras eram enfocadas, sempre divulgando um poema e a biografia da poeta abordada. O projeto foi transformado em pdf distribuído via internet e só agora vai virar realidade impressa.

Natural de São Paulo, Rubens Jardim, organizador da coletânea, é poeta com diversos livros publicados. Também organiza eventos e saraus poéticos. Fez parte do Catequese Poética, movimento iniciado por Lindolf Bell em 1964 com o objetivo de tirar a poesia das gavetas, tornando-a mais acessível através de apresentações, declamações, conferências e debates nas ruas e em universidades.

A expectativa dos editores da Arribaçã é de que até o final do ano os três volumes estejam impressos, dependendo da agilidade dos trâmites burocráticos. Criada pelos jornalistas e poetas Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, a Arribaçã Editora tem suas raízes fincadas no Alto Sertão da Paraíba, mais especificamente em Cajazeiras. A editora trabalha com obras literárias, acadêmicas, biografias, entre outras. Contatos podem ser feitos na página da editora no Facebook, Twitter e Instagram ou pelo email: arribacaeditora@gmail.com A editora também tem canal no youtube. Endereço do site: www.arribacaeditora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *