Academia de Letras de Cajazeiras comemora centenários de patronos e patronesse

A Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) comemora este ano os centenários de dois de seus patronos e de uma de suas patronesses: Deusdedit Leitão, Padre Luiz Gualberto e Rosilda Cartaxo. Em virtude da pandemia, a entidade promoverá eventos virtuais, com a participação de seus membros. Algumas entidades, como Academia Paraibana de Letras e Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, deverão também realizar eventos comemorativos.

O presidente da ACAL, Francisco Sales Cartaxo Rolim (foto), instituiu comissões, compostas de cinco acadêmicos cada uma, coordenadas, respectivamente, por Rui Leitão, Edna Marlova Cartaxo e padre Francivaldo Albuquerque. As comissões se encarregam de elaborar esboço de programa comemorativo contemplando eventos, ações e obras, tendo plena autonomia para articular-se com outras entidades que também prestam homenagem aos patronos.

“Como Deusdedit Leitão e Rosilda Cartaxo integraram o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, a Academia Paraibana de Letras e o Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, haverá programação conjunta com essas instituições, em alguns eventos”, explicou Francisco Cartaxo, que designou o acadêmico Rui Leitão como representante da ACAL nestes eventos realizados fora de Cajazeiras.

“Deusdedit Leitão foi o mais cuidadoso e dedicado pesquisador da história de Cajazeiras. Numa época em que não havia microfilmagem, internet, computador e até mesmo máquina de escrever elétrica, ele percorria empoeirados arquivos de cartórios, igrejas, bibliotecas à cata de dados para destrinchar nosso passado. Deusdedit deixou um legado de valor incalculável, em forma de livros, artigos, crônicas e preciosas anotações manuscritas, que deverão ser publicadas. Rosilda Cartaxo, com extremado amor às coisas do sertão, pesquisou e escreveu acerca da história da Ribeira do Rio do Peixe, abrindo caminho para novas investigações. A contribuição de padre Luiz Gualberto é muito significativa no campo da educação, sobretudo como professor e dirigente de colégios diocesanos e faculdade em Cajazeiras e outras cidades sertanejas. Foi também diretor da Rádio Alto Piranhas, de Cajazeiras”, comentou Francisco Cartaxo.

O secretário de Cultura e Turismo de Cajazeiras, Ubiratan di Assis, que tambem é vice-presidente da ACAL, destacou a importância das homenagens a Deusdedit Leitão, Rosilda Cartaxo e Luiz Gualberto. “A secretaria de Cultura se engajará nas homenagens aos três ilustres patronos da Academia Cajazeirense de Artes e Letras. Infelizmente, por conta da pandemia, nos reservamos às comemorações virtuais, o que não impede a possibilidade de no próximo ano a gente continuar com as comemorações desses patronos de forma presencial”, afirma.

Deusdedit Leitão nasceu em Cajazeiras no dia 7 de maio de 1921 e é patrono da cadeira 11 da Academia Cajazeirense de Artes e Letras, ocupada por seu filho Rui Leitão, sendo considerado um dos maiores historiadores da Paraíba em todos os tempos, tendo sido membro também da Academia Paraibana de Letras e do Instituto Histórico, entre outras instituições. Rosilda Cartaxo Dantas nasceu em 31 de julho de 1921e é patronesse da cadeira 37 da ACAL, ocupada por Edna Marlowa Cartaxo Braga, tendo sido também historiadora e escritora de renome na Paraíba. Já o Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade nasceu em 14 de outubro de 1921 e é patrono da cadeira 28 da ACAL, que tem como ocupante o acadêmico Padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *