Novembro Azul: Hospital de Cajazeiras abre campanha com foco na saúde do homem

Com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e, principalmente, quebrar as barreiras do preconceito em relação ao exame de toque retal, muito comum entre os homens, o Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, em Cajazeiras, lançou a campanha “Ama-se o suficiente para se cuidar”. A iniciativa integra as ações do Novembro Azul, campanha que chama a atenção para a saúde masculina, em especial a prevenção e o tratamento do câncer de próstata.

A programação teve início na manhã de terça-feira (19), com a palestra “Conscientização e Prevenção” ministrada pela médica Lara Kauany Gonçalves de Abreu. O evento reuniu pacientes e acompanhantes na Recepção Administrativa do HRC, trazendo informações de forma acessível e descontraída. A atividade incluiu a distribuição de brindes e um café da manhã especial. Além disso, conteúdos informativos estarão disponíveis nas redes sociais do hospital (@hrcajazeiraspb ).

As ações da campanha são contínuas e realizadas de forma integrada, contando com o apoio de profissionais de saúde, coordenações setoriais, instituições de ensino conveniadas e mídias locais.

A coordenadora de Ações Estratégicas do HRC, Kery Allyne Menezes Maciel, destacou que o preconceito e a falta de informação ainda são grandes barreiras para diagnóstico da doença. “O diagnóstico ainda é um tabu para muitos homens por causa do toque retal, um dos métodos para identificar a doença. Por isso, é essencial conscientizá-los de que a prevenção é sempre a melhor forma de cuidado”, afirmou.

Além de diversas palestras com especialistas, a programação inclui ainda exames de PSA ultrassensível e posterior avaliação e consulta com um urologista, hemograma, glicemia jejum, vacinação (dt / hepatite b / febre amarela / tríplice viral / influenza), ultrassom de próstata, entre outras atividades. Vale salientar que a ultrassom de próstata será realizada no dia 30 de novembro, a partir das 8h, com o número limitado a 25 pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *