Lula critica plano de Trump de assumir Faixa de Gaza e diz que presidente americano “vive de bravata”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (5) que o plano anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle da Faixa de Gaza é “praticamente incompreensível”.

“Os EUA participaram do incentivo a tudo que Israel fez na Faixa de Gaza. Então, não faz sentido se reunir com o presidente de Israel e dizer: ‘nós vamos ocupar Gaza, vamos recuperar Gaza, vamos morar em Gaza.’ E os palestinos vão para onde, onde vão viver? Qual o país dele?”, questionou Lula em entrevista a rádios de Minas Gerais. As informações são do G1.

“Então, é uma coisa praticamente incompreensível para qualquer ser humano. As pessoas precisam parar de falar aquilo que lhe vem na cabeça. […] Cada um governa o seu país e vamos deixar os outros países em paz”, disse ele.

Trump ‘vive de bravata’, diz Lula

Lula também foi questionado sobre as disputas comerciais e territoriais que Trump abriu com outros países desde a posse, em 20 de janeiro, e afirmou que “os EUA também precisam do mundo” e que Trump terá de aprender a “conviver harmonicamente com Brasil, México, China”.

“Você tem um tipo de político que vive de bravata. O presidente Trump fez a campanha assim, tomou posse e já anunciou ocupar a Groenlândia, anexar o Canadá, mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América, retomar o Canal do Panamá. Nenhum país pode brigar com todo mundo todo o tempo”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *