Governo realiza roda de conversa com professores convidados para debater o Currículo Estadual

A Secretaria de Estado da Educação reuniu, nessa terça-feira (3), 35 professores de todas as áreas da Educação para uma roda de conversa com o objetivo de debater e opinar sobre o Currículo Estadual, que se encontra em fase de elaboração. A ação contou com a participação da secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, do presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Carlos Enrique Ruiz Ferreira e da presidente do Fórum Estadual de Educação Infantil, Adelaide Alves Dias.

“O objetivo dessas rodas de conversa é apresentar a versão preliminar do currículo para outros interlocutores, professores das universidades, colegas das escolas municipais, professores da Rede Estadual e de escolas privadas também. Queremos abrir uma discussão sobre o esboço do currículo que foi feito para que esses colegas analisem e discutam conosco visando a melhoria do produto final”, contou a secretária adiantando que a previsão para a entrega do currículo final será novembro de 2018.

O professor Damião de Lima, do curso de História da Universidade Federal da Paraíba, falou da importância da roda de conversa. “Esta é uma oportunidade de trazer a universidade para dialogar com o ensino básico, fazer esta ponte é muito importante”, analisou o professor.

A próxima etapa será colocar o currículo em discussão para toda a sociedade paraibana em seminários estaduais. “Estamos trabalhando para que possamos ter uma proposta curricular alinhada com a realidade da Paraíba e com o interesse dos nossos jovens que estão na escola. Que essa proposta possa ser um instrumento de melhoria da educação e de transformação social”, destacou a secretária.

Integram a equipe de elaboração do Currículo Estadual o comitê de governança, formado pela secretária Roziane Marinho, que é coordenadora estadual do Currículo pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), e a professora Rilma Melo, que é coordenadora do Currículo pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Também fazem parte da equipe Herbert Gomes, da equipe da Paraíba, Uilma Mendes, coordenadora de regime de articulação pela Undime, além de três coordenadores de etapa e 22 redatores, sendo 19 professores efetivos da rede estadual e três professores da rede municipal da Paraíba.

Currículo Comum – O Currículo Comum garante o direito de equidade, ou seja, todos os alunos do Estado da Paraíba terão os mesmos direitos de aprendizagem e aprenderão o mesmo conteúdo. Isso garante tanto que os alunos da Paraíba estejam alinhados entre si como também estejam alinhados com o que o Brasil está produzindo em termos de currículo, orientando a formação dos professores, a metodologia de trabalho em sala de aula e também o plano de trabalho de cada professor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *