Hemodinâmica de Patos completa dois anos de funcionamento com mais de 5,9 mil procedimentos realizados
O serviço de Hemodinâmica instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, completou dois anos de funcionamento, nesta sexta-feira (20), consolidando-se como um marco na assistência de alta complexidade no Sertão da Paraíba. Nesse período, a Hemodinâmica já registrou mais de 5,9 mil procedimentos nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular.
Inaugurada em 20 de dezembro de 2022, a unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) atende casos que anteriormente exigiam o deslocamento de moradores para outras cidades, muitas vezes agravando o estado clínico dos pacientes. Atualmente, a realidade é outra e o serviço, que integra o programa Coração Paraibano, tem possibilitado aos sertanejos uma resposta assistencial rápida.
Só nos últimos 12 meses, foram registrados mais de 3,4 mil procedimentos, o que corresponde a um crescimento de 36% em relação aos 2,5 mil procedimentos realizados no primeiro ano de funcionamento da Hemodinâmica. O serviço disponibiliza procedimentos como cateterismo, angioplastias e arteriografias essenciais no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e vasculares.
A excelência do serviço é resultado não apenas dos investimentos em modernos equipamentos, mas também do trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar capacitada e que recebe treinamentos contínuos promovidos pela Fundação PB Saúde, assegurando um atendimento humanizado aos pacientes e respeitando as boas práticas em saúde.
Em maio deste ano, a Fundação PB Saúde inaugurou a nova Unidade de Decisão Cardiológica (UDC) para proporcionar uma assistência ainda melhor aos pacientes da Hemodinâmica de Patos, composta por cinco leitos completos com monitores, multiparâmetros e respiradores. Outro destaque do ano foi a implantação da visita multiprofissional na UTI Cardiológica. A iniciativa favorece melhores resultados clínicos, aumentando a segurança e qualidade no atendimento ao paciente.
Todos os atendimentos realizados na Hemodinâmica de Patos ocorrem de forma regulada pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha para a hemodinâmica quando necessário.