Saúde e Educação promovem Semana de vacinação nas escolas e Dia D contra Meningite, HPV e Multivacinação
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunizações, promove, neste sábado (19), o “Dia D de vacinação contra meningites, HPV e Multivacinação”. O objetivo é ampliar a oferta de vacinas, atualizar os esquemas de vacinação de rotina e melhorar as coberturas nos 223 municípios.
A ação contará com 684 postos de vacinação. Além disso, no período de 21 a 25 de outubro, acontece a “Semana Estadual de Vacinação contra o HPV e meningocócica ACWY nas escolas”. A SES em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e os municípios ofertarão as vacinas para os alunos dentro das unidades de ensino. Os eventos fazem alusão ao Dia Mundial da Meningite – 05 de outubro – e à campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de colo de útero.
Apesar da Paraíba se destacar nacionalmente na cobertura de várias outras vacinas, vem apresentando baixa cobertura vacinal em relação ao HPV e a Meningocócica ACWY. No período de janeiro a agosto deste ano, foi registrado um percentual de 68,69% da vacina HPV para meninas e 50,03% de HPV para meninos, quando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%. Quanto à vacina contra Meningocócica ACWY, o percentual foi de 46,83%, quando a meta é 80%.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, conclama a população para que participe do Dia D, destacando também a importância da participação dos municípios para o êxito do evento. “Tanto o vírus HPV quanto a bactéria ACWY podem levar a várias complicações de saúde e até ao óbito e a vacina é a medida mais eficaz para a prevenção desses agravos. O Dia D é um momento onde o Estado e os municípios intensificam ações que já vêm sendo colocadas em prática rotineiramente. Esperamos que a população atenda ao chamado”, alertou.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações, da SES, Márcia Mayara, a Paraíba tem alcançado avanços significativos na cobertura vacinal de diversas vacinas, refletindo os esforços persistentes da SES dedicados à promoção da saúde pública e à prevenção de doenças por meio da vacinação.
A vacina meningocócica ACWY (conjugada) é recomendada para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade e previne as doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y, que incluem a meningite meningocócica (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal).
A vacina contra o HPV é indicada para a prevenção da infecção contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, a fim de prevenir contra os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e orofaringe, além de doenças relacionadas ao HPV, como as verrugas genitais e a papilomatose de laringe. O Programa Nacional de Imunização (PNI) normatiza a vacinação de adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos de idade.