Entrevista/Fábio Borges: de coordenador do Bolsa Família a vereador mais bem votado em Cajazeiras em 2024
Por Lenilson Oliveira
Neste domingo (27), o DestaquePB inicia uma série de entrevistas e matérias especiais com personalidades e profissionais que exercem as mais diversas atividades em Cajazeiras e na região.
Para estrear esses especiais, nada melhor do que um estreante na Câmara Municipal de Cajazeiras: o vereador Fábio Borges (PP), eleito em primeiro lugar, atingindo a marca de 1.847 votos no dia 6 de outubro passado.
Coordenador do Programa Bolsa Família em Cajazeiras entre os anos de 2017 e 2024, quando teve a oportunidade de conhecer a realidade socioeconômica da população. Para ele, a sua eleição é um reconhecimento do trabalho desenvolvido à frente desse importante programa social.
ENTREVISTA
Qual a sua avaliação da grande votação que você obteve na segunda vez que se candidatou a vereador em Cajazeiras, tendo sido o mais votado entre os eleitos, se aproximando de dois mil votos? Você acha que se deve ao reconhecimento do seu trabalho à frente do Bolsa Família no município?
Com relação à votação honrosa que o povo de Cajazeiras me deu, se deve ao reconhecimento de um trabalho. Evidente que este tempo em que estive como coordenador do Bolsa Família me proporcionou a ter um contato com a população, mostrar o meu trabalho e a minha capacidade. Mas essa votação em si não é porque Fábio era coordenador do Bolsa Família. Isso foi o resultado do trabalho apresentado. Então, nós estamos muito envaidecidos com essa votação. Fui candidato em 2020, quando obtive uma extraordinária votação de 817 votos e em 2024 pude alcançar essa marca de 1.847 votos. Então, é uma honra e muito gratificante. Irei dar o retorno à população com muito trabalho.
O que o levou a entrar para a política partidária? Você já exercia algum trabalho social antes?
Sobre eu entrar na política, eu tenho na política não um meio de vida, mas um meio de servir. Eu entendo como político, com boas intenções como sou, que posso dar uma contribuição imensurável à população, em especial ao povo da minha amada Cajazeiras, com projetos, muito trabalho, abraçando as minorias – não as minorias em quantidade, mas as minorias em quantidade de direitos, e eu vou buscar esses direitos para que posso assistir essas minorias. Pude ver a necessidade do povo de Cajazeiras no tempo em que estive à frente do Programa Bolsa Família, enquanto cuidei da realidade socioconômica. Mas eu pude enxergar outras realidades e, diante dessas situações, me coloquei como candidato para que pudesse servir ao meu povo, servir à população como vereador na Câmara Municipal.
Já na sua legislatura de estreia, foi definido, em reunião com o prefeito Zé Aldemir, a prefeita eleita Corrinha Delfino e outras lideranças locais, que você será o presidente da Câmara Municipal no biênio 2027/2028. Qual a sua perspectiva em relação a isso e como avalia essa indicação?
Eu não tive nenhuma vaidade de ser nem primeiro colocado e nem menos presidente da Câmara. Isso é consequência do trabalho pela população e, posteriormente, o reconhecimento da minha pessoa pelos meus pares, pelos novos vereadores que foram eleitos. Em uma reunião rápida, cordial, com nosso prefeito Zé Aldemir, a nossa prefeita eleita Socorro Delfino, com Júnior Araújo, a vice Christiane, nós chegamos a um consenso para ter Lindbergh no primeiro biênio e eu no segundo. Isso num diálogo franco com nossos vereadores, muitos vereadores jovens que foram eleitos e assim quiseram meu nome para o segundo biênio. Eu me sinto preparado, capacitado e o retorno será muito trabalho. No biênio que eu for presidente do poder legislativo, com certeza deixarei a Câmara muito próxima da população, assim como fiz quando eu fui coordenador do importante programa social Bolsa Família.
QUEM É FÁBIO BORGES
Natural de Várzea Alegre (CE), Fábio Borges reside em Cajazeiras há 27 anos. Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu o título de cidadão cajazeirense em 2022, outorgado pela Câmara Municipal, da qual foi assessor entre os anos de 2007 e 2012. Foi coordenador do Bolsa Família de 2017 a 2024.
Acadêmico de Direito, ele tem 35 anos e é casado com Laryssa e pai de Rafael, Murilo e Guilherme.