TJPB investe em modernização do sistema tecnológico e garante segurança digital

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), tem investido em modernização e padronização do sistema tecnológico, o que garante segurança digital. E para manter a estabilidade do sistema várias ações têm sido desenvolvidas, como a instalação do novo antivírus corporativo, instalação de sistema de gestão de ativos e padronização das nomenclaturas dos equipamentos.

O gerente de Atendimento e Tecnologia (Geate), José Fábio de Alencar Rodrigues, acrescentou que dentro desse trabalho também estão incluídos a instalação de monitores, suporte para os computadores e, em alguns casos, a reorganização dos equipamentos e cabos, visando deixar o ambiente de trabalho mais agradável.

“O parque tecnológico do Tribunal de Justiça da Paraíba é numeroso e diversificado. No que se refere a computadores, vale destacar  que foram trocados nestes últimos anos, aproximadamente 3.800 computadores. Esta ação, além de ter modernizado o parque, colaborou com a padronização dos equipamentos e tornou o parque tecnológico mais homogêneo. As ações estão sendo realizadas em todo Estado e encontram-se na fase final”, informou.

Fábio de Alencar explicou que a manutenção dos sistemas operacionais era essencial para garantir a estabilidade do ambiente computacional do TJPB. As atualizações possibilitam diversas melhorias que impactam diretamente na segurança, no desempenho e na compatibilidade dos dispositivos.

“A segurança é um dos principais motivos para manter o sistema operacional atualizado. As atualizações incluem patches de segurança que corrigem vulnerabilidades e protegem o sistema contra malwares e ataques cibernéticos. Adicionalmente, a instalação do novo antivírus corporativo mitiga substancialmente a exposição a ameaças que podem comprometer dados sensíveis e causar prejuízos”, reforçou.O gerente da Geate acrescentou que, além da segurança, as atualizações promovem melhorias de desempenho, otimizações que tornam seu funcionamento mais rápido e eficiente e a correção de bugs que causam falhas e interrupções. Possibilitam ainda, a utilização de softwares e hardwares mais recentes, permitindo que os usuários aproveitem novas funcionalidades e tecnologias, novos recursos que podem auxiliar no aumento da produtividade.

“Soma-se a estas ações, a instalação de sistemas de gerenciamento de ativos, que permitem não só monitorar os recursos, como automatizar tarefas e promover manutenções preventivas. Em um cenário cada vez mais digital, manter um inventário detalhado e atualizado dos ativos é fundamental para otimizar a operação e reduzir custos. Além disso, a centralização dessas informações facilita o acesso e a gestão e torna os processos mais eficientes”, completou Fábio.

“Essas ações, em conjunto,  proporcionam, de sobremaneira, a disponibilidade de um ambiente estável, atualizado, controlável e seguro e fornecem a Ditec, dados sólidos que auxiliam na tomada de decisões”, concluiu.

TJPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *