Vice-presidente da ACAL Nadja Claudino recebe comenda do Cariri Cangaço Parahyba em João Pessoa
A vice-presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), Nadja Claudino, receberá a comenda “Mulher Arretada 2024” no evento Cariri Cangaço Parahyba. O evento será realizado no próximo dia 21 de novembro, às 18h30, no Teatro do Centro de Cultura, Arte e Esporte do Sesc, localizado no centro de João Pessoa. Além de Nadja Claudino, diversas outras personalidades da cultura estarão sendo homenageadas durante o evento.
O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne alguns dos mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se em seu décimo ano de realização, como um dos maiores e mais respeitados eventos do gênero no país.
Nadja Claudino nasceu em 1985, na cidade de João Pessoa (PB). Em Cajazeiras (PB), se graduou em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É Mestra em História e Regionalidades pelo PPGH/UFPB, onde defendeu a dissertação “As escritas de uma vida: discursos sobre a cangaceira Maria Bonita (1930/1938)”.
Desde 2018, é professora efetiva na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, atuando na E.E.E.F.M. Dom Moisés Coelho, na cidade de Cajazeiras. É membro-fundadora da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), onde ocupa a cadeira 19, cujo patrono é o Padre Heliodoro de Sousa Pires. Autora de “Maria Bonita: entre o punhal e o afeto” (Arribaçã Editora, 2020).