Em Patos: Governo do Estado promove formação para trabalhadores do SUAS que atuam no Sertão

De 5 a 7 deste mês, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou, na cidade de Patos, mais uma etapa do CapacitaPB+SUAS, tendo como tema: A Integração dos Sistemas do Suas na Vigilância Socioassistencial Fortalecendo a Proteção Social no território.

O módulo foi ofertado de maneira regionalizada para atender aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que atuam no Sertão do estado, nos serviços da Vigilância Social e da Proteção Social Básica e Especial oportunizando, assim, maior participação desses trabalhadores.

A capacitação tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos trabalhadores do Suas, promovendo a integração das Proteções Básica e Especial, fortalecendo assim o trabalho social por famílias, por meio do preenchimento dos Sistemas, o aprimoramento e a relevância da gestão da informação para o SUAS.

A gerente Executiva da Vigilância Socioassistencial, Lourdinha Azevedo, destacou a importância da capacitação. “O diferencial dessa formação continuada é acontecer de maneira descentralizada, o que possibilita a ampla participação dos trabalhadores do SUAS do Sertão do estado. E que, nessa versão do Capacita, o módulo do curso de Vigilância foi pensado para oportunizar um momento para fortalecer a compreensão da importância do preenchimento correto dos sistemas, e a integração das Proteções com a Vigilância Social, pois são essas informações que geram os dados utilizados para a elaboração de indicadores de desenvolvimentos sociais que medem os níveis de proteção e/ou desproteção social do território”.

“É de suma importância para que os profissionais, que já fazem parte dos equipamentos, bem como aqueles que estão sendo formados, compreendam a importância dessa temática, que é a Proteção Social Especial, os Sistemas. Eles registram informações de todos os atendimentos e acompanhamentos realizados pelo Creas. E essa discussão é muito importante para que compreendam como esse serviço funciona, e como os dados estatísticos contribuem para que novas políticas públicas possam ser criadas, destacou Juliana França, uma das ministrantes da formação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *