Veneziano representará a presidência do Senado Brasileiro na COP 29, que começa na próxima segunda no Azerbaijão
O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) irá representar o Senado Brasileiro na 29° Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29), a ser realizada na cidade de Baku, no Azerbaijão, de 11 a 17 de novembro de 2024. A conferência é um evento anual em que os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) se reúnem para discutir e negociar medidas para combater as mudanças climáticas.
Veneziano participará de alguns painéis para os quais foi convidado e destacará os avanços que o Congresso Nacional conquistou – e que o Brasil celebra, juntamente com a sociedade civil – dentre estes o Projeto de Lei, já sancionado pelo presidente Lula, dos chamados “Combustíveis do Futuro”, considerado pro Veneziano “um passo importante na descarbonização atmosférica, no uso de matrizes energéticas, fontes de biomassas e biocombustíveis em percentuais gradativamente maiores, para diminuirmos a dependência dos combustíveis fossilizados”.
Segundo Veneziano, o Brasil celebra, nestes últimos 50 anos, os primeiros avanços e as primeiras iniciativas com combustíveis sustentáveis de energia limpa, mostrando seu vanguardismo. “O Brasil não é apenas uma nação que participa, que subscreve, como signatária, acordos tratados. O Brasil, na prática, demonstra sua preocupação com toda essa realidade global que envolve o clima, as catástrofes, provenientes, muitas das vezes, do mal uso, da irracional capacidade do homem de produzir contra si mesmo malefícios, sem levar em conta gerações futuras”, destacou Veneziano.
COP 29 – A COP29 é conhecida como “COP do Financiamento” porque o foco das negociações será a adoção de uma nova meta global de financiamento climático. Os países reavaliarão o tipo e o valor do financiamento que as nações em desenvolvimento recebem para ações climáticas.
Outros temas que serão discutidos na COP29 são: Metas de Emissões e Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), Adaptação às mudanças climáticas, Transição energética e combustíveis fósseis.
A COP29 precede a COP 30, que será realizada no Brasil, em Belém do Pará, em 2025.