Se você tem um HD velho parado, tem um tesouro: saiba como usá-lo na sua Smart TV
Em casa muitas vezes temos uma grande quantidade de aparelhos guardados na gaveta e acumulando poeira. Elementos dos quais poderíamos aproveitar de várias maneiras. Seguindo esta linha, nosso colega José Antonio Carmona, do portal parceiro Xataka encontrou recentemente uma utilidade para um componente clássico de um computador: o HD. O disco rígido pode ser um complemento ideal para acompanhar uma Smart TV.
Quando um computador para de funcionar, é hora de limpá-lo e aproveitar alguns de seus componentes internos que ainda podem ser úteis. Um dos mais versáteis é o disco rígido, que possui múltiplas aplicações, embora poucos o associem à televisão. A capacidade de armazenamento dos televisores atuais é um problema que afeta tarefas básicas como a instalação de apps e as gravações de conteúdos da TDT.
Muitos podem pensar que o disco rígido de um computador não tem utilidade fora do PC, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Você pode transformá-lo em um dispositivo de armazenamento externo para reproduzir filmes, séries, fotos ou músicas diretamente na sua TV, como mostra José Antonio Carmona, do Xataka.
Ao converter um disco rígido em armazenamento externo para sua TV, o primeiro passo, com o drive já desmontado, é encontrar um gabinete externo compatível. Isso irá variar dependendo do tipo de disco rígido que você possui (HDD ou SSD) e sua conexão (IDE ou SATA). Os discos rígidos integrados aos computadores geralmente possuem um tipo de conexão que não é compatível (nativamente) com portas USB.
É por isso que a caixa do adaptador possui a interface necessária para conectar diretamente à televisão via USB. Com o gabinete em mãos, você deve conectar o drive ao adaptador do gabinete. É um processo simples: basta colocar o disco rígido dentro do gabinete seguindo as instruções do fabricante, certificando-se de que as conexões (IDE ou SATA) estejam bem encaixadas e conectadas corretamente ao adaptador.
Quando terminar, monte e feche a caixa com segurança. Alguns incluem sistemas de abas para prendê-los, enquanto outros possuem parafusos. Com o HD montado no gabinete, você notará que possui uma porta USB (que pode ser do tipo USB-A ou outra). No caso dos drives SSD, é comum que incorporem uma porta USB-C, o que permite uma maior velocidade de transferência de dados para a televisão.
Confira mais detalhes AQUI