Academia Sousense de Letras realiza posse de novos acadêmicos e destaca a cultura literária da região

O Centro Histórico Cultural Professora Dodora, em Sousa-PB, foi palco de uma cerimônia especial da Academia Sousense de Letras (ASL), que empossou oficialmente na noite do último sábado, dez novos acadêmicos em suas respectivas cadeiras.

A Sessão Solene, que também homenageou importantes nomes da literatura sertaneja, contou com a presença de autoridades locais como o prefeito Fábio Tyrone e figuras de destaque no cenário literário da região, como a presidente da Academia de Letras de Pombal, Ione Severo, a escritora Lígia Calado, representando a ACAL, Academia de Artes e Letras de Cajazeiras-PB, e a a cantora, compositora, poetisa e pesquisadora Symmara Fèrnandes representou a AFLAM, Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense.

A ASL, composta por 50 cadeiras permanentes, cada uma dedicada a uma personalidade literária da Paraíba, viu seus novos membros assumirem os postos após realizarem intensas pesquisas sobre a trajetória de seus patronos. Entre os empossados estavam:

Porcina Furtado – Cadeira 07, Patronesse: Ignez Mariz
Adriana Cisleyde – Cadeira 11, Patrono: Luiz Magno Bernardo de Abrantes
Fátima de Sá Sarmento – Cadeira 05, Patronesse: Julieta Pordeus
Madalena Gonçalves – Cadeira 30, Patrono: Juca Pontes
Romero Sá – Cadeira 22, Patrono: Paulo de Tasso Benevides Gadelha
George Patrick – Cadeira 28, Patrono: José Laurentino
César Guimarães – Cadeira 27, Patrono: João Paraibano
Isaías Ehrich – Cadeira 35, Patrono: Inácio de Sousa Rolim
Antônio Pedro Neves – Cadeira 25, Patrono: Ednaldo Lins
Sérgio Silveira – Cadeira 02, Patrono: João Romão Dantas

A cerimônia, que teve a acadêmica Raudilene Silveira como mediadora, também foi marcada por apresentações culturais que abrilhantaram o evento. A Orquestra Cigana de Violões e o Grupo de Danças “Alma Cigana” trouxeram ao palco a cultura dos povos ciganos presentes na cidade de Sousa, conhecida por sua rica tradição. Este encontro reforça o vigor da cultura sertaneja e a importância da Academia Sousense de Letras como um espaço vital de preservação e fomento à cultura regional.

Durante a cerimônia, o prefeito Fábio Tyrone recitou poemas de sua autoria, relembrando seu envolvimento com a linguagem literária local nos tempos que integrou a Academia de Poesia.

Em sua fala, o presidente da ASL, Sérgio Silveira, destacou o papel da Academia como um guardião da memória literária da região. A instituição não só valoriza os escritores locais, mas também promove a integração de literatos de diversas cidades do Sertão Paraibano, abrangendo municípios como São Francisco, Lastro, Marizópolis e muitos outros.

Na plateia, estavam poetas e pesquisadores de renome, como Tinto Marques, os acadêmicos Edilberto Abrantes, o pesquisador Thiago Benevenuto, Geraldo Bernardo e Paulo Pereira, além do conselheiro de cultura Luiz Torres Cacau.

Após a cerimônia de posse, os novos acadêmicos e membros da ASL participaram de uma confraternização na Pizzaria Romana, celebrando o sucesso da cerimônia e a continuidade do trabalho literário no Sertão Paraibano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *