Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, está em “situação terminal”
A ex-vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, e o atual presidente do país, Yamandú Orsi, confirmaram nesta segunda-feira (12) que o ex-presidente José “Pepe” Mujica (2010–2015) se encontra em estado de saúde gravíssimo.
“Ele está (…) está no fim (…) isso tem um desfecho anunciado”, afirmou Topolansky, conforme noticiado pelo portal uruguaio La Diaria.
Esposa de Mujica e ex-senadora, Topolansky falou com a imprensa durante as eleições departamentais realizadas no domingo (11), das quais Mujica não pôde participar. Segundo ela, o ex-presidente, que tem 89 anos e enfrenta um câncer de esôfago, chegou a manifestar desejo de comparecer às urnas, mas foi desaconselhado por sua médica, dado seu estado de saúde considerado “terminal”. Atualmente, ele recebe cuidados paliativos para aliviar dores, insônia e ansiedade.
Topolansky ressaltou que está ao lado de Mujica há mais de 40 anos e reafirmou sua promessa de acompanhá-lo até o fim. “O objetivo agora é preservar ao máximo a intimidade familiar”, declarou, embora reconheça que isso é dificultado pela personalidade expansiva do ex-presidente, que segue recebendo muitas visitas.
O presidente Yamandú Orsi relatou que visitou Mujica na semana passada. “O visitei e ele está muito mal (…) está bastante debilitado, mas está se cuidando”, declarou ao jornal argentino Página 12.
Orsi acrescentou que as pessoas mais próximas a Mujica estão zelando para que ele não se envolva em atividades que possam prejudicar sua saúde. Ele apelou para que se respeite a dignidade do ex-presidente e “que o deixem em paz”.
Fonte: Brasil 247, com informações do RT