Paraíba fortalece parceria com Unicef e amplia compromisso com a infância e adolescência

Representantes do Governo da Paraíba e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se reuniram, nessa terça-feira (1º), na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em João Pessoa, para discutir ações estratégicas voltadas às crianças e adolescentes e à efetiva implantação do Selo Unicef (2025-2028) nos municípios paraibanos.

Durante a reunião, foram debatidas ações prioritárias como a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Unicef e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, incluindo saúde, educação, nutrição, água potável nas escolas e promoção da saúde mental.

Na ocasião, a chefe do escritório do Unicef para Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Immaculada Prieto, destacou a importância da articulação entre as esferas municipal, estadual e sociedade civil. “É essencial trabalharmos juntos para fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. A criança mora no município, mas o município cresce junto quando o Estado, o Unicef e os parceiros atuam com o mesmo objetivo”, ressaltou Prieto.

Immaculada também relembrou a ligação histórica entre a Paraíba e o Unicef: “O primeiro trabalho de campo do Unicef no Brasil aconteceu aqui, em João Pessoa. A Paraíba tem um lugar especial na nossa história, e seguimos juntos para superar os antigos e novos desafios na vida das crianças e adolescentes”.

A nova edição do Selo Unicef tem como objetivo apoiar os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal na promoção de políticas eficazes para crianças e adolescentes. A adesão ao programa é voluntária e gratuita, e pode ser feita até 23 de julho no site www.selounicef.org.br.

Na Paraíba, dos 223 municípios, 195 já confirmaram participação e outros 14 estão em processo de adesão. O Selo Unicef é uma das principais estratégias do País para fortalecer políticas públicas nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social. No ciclo anterior (2021–2024), 88 municípios paraibanos foram certificados por avanços significativos, como o aumento de 41,2% na cobertura vacinal e a redução de 46,6% no abandono escolar, de acordo com o Unicef.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, a atuação integrada será decisiva para os avanços esperados. “Trabalhamos com o Unicef em três frentes principais: o lançamento do novo ciclo do Selo, a renovação da cooperação técnica e o fortalecimento das políticas voltadas às crianças e adolescentes. É um momento importante de alinhamento entre Estado e Unicef em favor da infância, inclusive, com o Pacto Paraibano pela Primeira Infância, proposto pelo TCE-PB que busca unir esforços e promover ações efetivas em prol do desenvolvimento integral das crianças em nosso estado”, destacou o secretário.

Também estiveram presentes na reunião, a secretária executiva Renata Nóbrega (Saúde), a secretária Lídia Moura (Mulher e Diversidade Humana), além de representantes das secretarias de Educação (SEE), Desenvolvimento Humano (Sedh) e Desenvolvimento Social (Sesds). Pelo Unicef, participaram Verônica Bezerra (especialista em Educação), Corinne Sciortino (oficial de Proteção) e Graça Lima (coordenadora geral da Asserte — entidade parceira responsável pelo suporte técnico na Paraíba).

Com a continuidade da parceria e o engajamento de quase todos os municípios paraibanos, a expectativa é que os próximos quatro anos sejam marcados por avanços ainda mais significativos na garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *