Lula diz que Trump faz ‘chantagem inaceitável’ e chama ‘alguns políticos’ de ‘traidores da pátria’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez do pronunciamento de rádio e TV nesta quinta-feira, 17, um novo ataque ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O petista também mandou recado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Sem citar o nome do político brasileiro, Lula lamentou que haja no Brasil “traidores da pátria”.

“Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse Lula em referência a carta de Trump anunciando a taxação de 50% dos produtos brasileiros.

O petista também diz que não pode se pode permitir intervenção na Justiça do País.

“Contamos com um Poder Judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, afirmou Lula.

Depois de defender o Pix contra uma investigação aberta pelo governo dos EUA, o presidente destacou: “Que ninguém se esqueça: o Brasil tem um único dono — o povo brasileiro”.

Em referência aos políticos que elogiam a taxação de Trump, como o ex-presidente Bolsonaro, o presidente criticou os que esperam o pior.

“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do País e os danos causados ao nosso povo”.

O pronunciamento foi gravado com fundo da biblioteca do Alvorada e tinha em destaque a bandeira do Brasil. A imagem reforça a mensagem nacionalista que o governo petista passou a explorar após o enfrentamento às ações de Donald Trump.

O vídeo ainda adotou estilo de propaganda eleitoral, usando imagens sobrepostas à figura de Lula discursando. Apareceram famílias rezando, homens trabalhando, áreas agrícolas cultivadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *