Lula comemora saída de quase 1 milhão de famílias do Bolsa Família por aumento de renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta quarta-feira (23) a saída de quase 1 milhão de famílias do programa Bolsa Família, motivada pelo aumento da renda familiar. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, em julho de 2025, 958 mil famílias — o equivalente a cerca de 3,5 milhões de pessoas — deixaram de receber o benefício por terem superado a situação de pobreza.

“Este fato comprova algo que dizemos com frequência: o Bolsa Família é um direito que garante dignidade e abre caminhos para a superação da pobreza e a conquista da autonomia. Quase 1 milhão de famílias deixarão de ser beneficiadas pelo Bolsa Família, mas por um bom motivo: tiveram sua renda aumentada, superando a pobreza”, escreveu Lula.

Segundo o governo, o resultado é reflexo de políticas de estímulo ao trabalho, à inclusão produtiva e à qualificação profissional. Durante o programa Bom Dia, Ministro, o titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, detalhou os dados. Ele explicou que 536 mil famílias cumpriram o prazo de dois anos da chamada “regra de proteção”, em que ainda recebem 50% do valor do benefício mesmo após aumento de renda, informa o Brasil 247.

“A maioria delas, 536 mil, cumpriu os 24 meses na regra de proteção. Elas atingiram prazo máximo de recebimento de 50% do valor que têm direito por terem alcançado uma renda per capita entre R$ 218 e meio salário mínimo”, afirmou o ministro.

Segundo Dias, a saída dessas famílias do programa está diretamente ligada ao crescimento da renda por meio do trabalho. “A gente dá a mão para essas pessoas, para que possam se qualificar e para que possam estruturar um pequeno negócio. E por meio da renda de trabalho, como aconteceu com essas famílias, 3,5 milhões de pessoas que saíram da pobreza de janeiro deste ano para cá”, disse.

O ministro também informou que, desde o início do atual mandato de Lula, mais de 8,6 milhões de pessoas superaram a condição de pobreza, totalizando, segundo ele, “quase 24 milhões de brasileiros saindo da pobreza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *