Nos tatames: Irmãos paraibanos conquistam Ouro no Pan Kids de Jiu-Jítsu, nos Estados Unidos
Durante a competição de Jiu-Jítsu Pan Kids 2025, nos Estados Unidos, os irmãos paraibanos Arthur Piloto, de 15 anos, e Alexandre de Sousa Filho, de sete anos, conhecido como Pilotinho, quebraram recordes e faturaram medalha de Ouro para a Paraíba. Os dois lutaram na categoria pesado, sendo que Piloto, na faixa verde com preta, última disputa da categoria Kids, e Pilotinho, na faixa amarelo com branca.
O evento, de grande relevância para a modalidade, foi promovido, neste final de semana (27 e 28), pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu (IBJFF Championship) e contou com a participação de renomados atletas do mundo inteiro.
Com a vitória obtida no evento, Arthur fecha o ciclo de disputas, na modalidade Kids, com a conquista do tricampeonato, consagrando-se como atleta nordestino que mais conquistou medalhas na história da competição, sendo seis medalhas ao total: três ouros e três pratas. Já Pilotinho, torna-se o mais novo atleta nordestino a conquistar tal feito durante o evento, posição que era ocupada antes pelo irmão Arthur que conquistou a primeira medalha para a Paraíba com 10 anos.
Sob o comando dos treinadores Valdênio Mendes e Elidson Dutt, a nova conquista dos irmãos representa um marco importante para a história do Jiu-Jítsu e é fruto de muita dedicação à prática esportiva.
O professor Valdenio Mendes destacou que o saldo positivo de medalhas de Ouro, conquistadas pelos atletas, em diversas competições, dentro e fora do Brasil, faz parte de um bastidor árduo de treinos, constância e disciplina. “Por trás dos tatames, há muito suor derramado e o envolvimento de toda uma equipe. No entanto, o comprometimento dos dois irmãos é fundamental para todos esses resultados de excelência”, elogiou o preparador técnico.
“Esse é mais um título de muito reconhecimento, em uma competição de alto nível, e que contou com a participação de renomados atletas de todo o mundo. Por isso, é uma satisfação poder levar mais esse feito para a minha Paraíba”, declarou Arthur Piloto que, no próximo ano, competirá na categoria juvenil (16 e 17 anos), modalidade em que o nível de dificuldades tende a aumentar.
Trajetória
Arthur Piloto iniciou no esporte aos oito anos. De lá para cá, foram inúmeras vitórias, medalhas, títulos, premiações e muita experiência adquirida. Neste ano, o lutador conquistou o título de tricampeão europeu em Roma, na Itália, o pentacampeão Sul Americano, no Rio de Janeiro, e o tetracampeão brasileiro, em São Paulo, além de outros títulos. Já o irmão Pilotinho, consagrou-se bicampeão Sul Americano, no Rio de Janeiro, e campeão Europeu, em Roma.
Os atletas do Jiu-Jítsu são patrocinados pela Prefeitura de João Pessoa e pelo Governo do Estado da Paraíba, além da empresa privada STA Caminhões que patrocinou as passagens dos dois lutadores. Mais detalhes sobre as carreiras dos atletas pelo endereço eletrônico no Instagram: @arthurpilotobjj e @pilotinhopb