Agosto Dourado: Saúde abre campanha de incentivo à amamentação e destaca a importância da doação de leite humano
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde e da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, abre, nesta sexta-feira (1), a campanha Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação. Este ano, a Campanha da Semana Mundial da Amamentação tem como tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, que destaca a prática não apenas como um ato importante para a saúde da criança e da mãe, mas também para a sustentabilidade do planeta.
Durante todo o mês, a SES realizará ações intersetoriais de incentivo, conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. Em parceria com hospitais, serviços de saúde e sociedade civil organizada, serão executados eventos, palestras e reuniões com a comunidade, para fortalecer o aleitamento materno e dar suporte às mulheres que amamentam. Além disso, as unidades da rede estadual também estarão com iluminação e decoração dos espaços na cor dourada, que representa o padrão ‘Ouro’ de qualidade do leite materno.
De acordo com a diretora-geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, priorizar o aleitamento materno é investir em sistemas de apoio mais humanos, acessíveis e alinhados aos desafios atuais, como as mudanças climáticas e o cuidado com o meio ambiente. “Quando falamos de amamentação sustentável significa trazer à tona o papel da sociedade no contexto da política de aleitamento. É uma forma de garantir que cada mãe tenha o apoio, o ambiente e os recursos necessários para amamentar com sucesso, do parto até os dois primeiros anos de vida da criança ou mais. Um apoio que deve começar no período pré-natal, com profissionais de saúde treinados para fornecer orientações claras, tranquilizadoras e qualificadas”, explicou.
Por ser um alimento completo, o leite materno deve ser oferecido de forma exclusiva para o bebê, já que proporciona todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento até os seis meses de vida, sendo desnecessária a oferta de qualquer outro tipo de alimento ou bebida. O mês do aleitamento materno é instituído pela Lei nº 13.435/2.017, e ressalta a importância da doação de leite materno para os bancos de leite, pois doar leite ajuda a salvar vidas de bebês que não puderam ser amamentados.
Atualmente, a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano é a segunda maior rede do Nordeste e é composta por seis Bancos de Leite Humano em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, além de 20 Postos de Coleta de Leite Humano localizados em João Pessoa, Mamanguape, Campina Grande, Monteiro, Santa Luzia, Piancó, Pombal, Sousa, Catolé do Rocha e São José de Piranhas. A média de coleta de leite humano doado, por ano, é em torno de 8 mil litros, por 6.480 mulheres doadoras, sendo distribuídos mais de 5.400 litros de leite humano pasteurizado para 9 mil bebês internos em hospitais.
Como forma de ampliar a política de maternoinfantil e incentivar a amamentação, a Paraíba ganhará no dia 5 de agosto, o Hospital da Mulher D. Creuza Pires, um equipamento especializado, que irá atender mulheres e recém-nascidos com uma estrutura completa, que inclui centro de parto normal, unidade intensiva (adulto e neonato), e o novo Banco de Leite.