Sousa celebra a literatura e cinema com posse de novos acadêmicos da ASL e documentário sobre Ivanildo Vilanova

A cidade de Sousa (PB) será palco de uma noite de celebração à cultura, à literatura e ao cinema neste sábado, dia 2 de agosto. A Academia Sousense de Letras (ASL) realizará a Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos, em um encontro que também marcará o lançamento do documentário “Vilanova: Versos de Insurreição”, dirigido por Sérgio Silveira.

O evento será realizado no Centro Cultural Profa. Dodora, a partir das 17h30, com entrada gratuita. A programação inclui apresentação musical do poeta, cantor e compositor Edilberto Abrantes, seguido da estreia do curta-metragem documental “Vilanova: Versos de Insurreição”, que homenageia os 60 anos de palco do poeta e repentista Ivanildo Vilanova, um dos nomes mais respeitados do repente brasileiro, conhecido por clássicos como “Nordeste Independente”.

O filme reúne depoimentos e participações de grandes artistas e intelectuais brasileiros, como a cantora Elba Ramalho, o cantor e compositor Xangai, o escritor e pesquisador Braulio Tavares e grandes poetas repentistas como Rogério Menezes, Zé Cardoso e Santinha. Com direção e roteiro de Sérgio Silveira e produção executiva de Roberlindo Roberto de Oliveira, o documentário é um tributo à força da poesia oral nordestina e ao legado de um artista genial que completou 60 anos de trajetória nos palcos da cantoria.  O filme é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, operacionalizado pela Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Sousa.

Logo após, serão empossados Thiago Benevenuto Lira Pinto, que ocupará a Cadeira 36, tendo como patrono Virgílio Pinto de Aragão; José Gualberto da Silva Neto (Beto Silva), que assumirá a Cadeira 38, com patronesse Nestorina Augusta de Abrantes; Edilberto Alves de Abrantes, que ocupará a Cadeira 24, tendo como patrono o escritor Orlando Tejo; Raudilene Silveira, que ficará com a Cadeira 29, cujo patrono é Wills Leal; Jackson Queiroga assumirá a Cadeira 18, tendo Sinfrônio Nazaré como patrono; Já Dalvania Pereira Soraio assume a Cadeira 31 que tem como patronesse Maria das Dores Limeira; e Geraldo Bernardo Abrantes, que será empossado na Cadeira 37, cujo patrono é Manoel Ferreira Damião..

Após a cerimônia de posse, a ASL servirá um coquetel de boas-vindas aos novos acadêmicos, fortalecendo os laços entre literatura, música e audiovisual na região.

A cerimônia representa mais um marco no calendário cultural do sertão paraibano, consolidando Sousa como um polo de valorização da arte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *