Precisamos falar sobre HS – Por Lenilson Oliveira
O nome de Cajazeiras virou destaque nacional em praticamente todos os meios de comunicação do país devido aos últimos acontecimentos envolvendo o nome do influenciador digital Hytalo Santos, preso preventivamente na sexta-feira (15), em São Paulo, por determinação do Ministério Público da Paraíba.
O cajazeirense e o seu companheiro, Israel Nata Vicente, estão sendo acusados de envolvimento com tráfico humano e exploração sexual infantojuvenil. Ponto.
O caso HS, investigado pelo MPPB desde o final de 2024, ganhou repercussão nacional após o youtuber Felca ter divulgado um vídeo expondo as práticas do influenciador envolvendo a adultização/erotização de adolescentes. Ponto dois.
Desde então, o que se tem acompanhado no Brasil é uma preocupação tardia por parte de autoridades executivas, legislativas e judiciárias em apressar a regulamentação das plataformas digitais. Ponto três.
Voltando a Cajazeiras, mais uma vez famosa nacionalmente, desta vez por um motivo não tão digno, é preciso que falemos sobre HS.
Lógico que a terra do Padre Rolim não será a primeira e nem a última cidade brasileira a ser destaque por casos semelhantes.
A mobilização nacional baseada no caso Hytalo Santos, oriundo da pequena Paraíba, da pequena Cajazeiras, deverá servir para que autoridades e responsáveis por crianças e adolescentes, conjuntamente com os Conselhos Tutelares, à luz do ECA, fiquem mais atentos ao que acontece e se divulga nas redes sociais, sob pretexto de entretenimento.
Enfim, que tudo isso sirva para alguma coisa. Ponto…