Paraíba aplica mais de 28 mil doses no Dia D de Multivacinação com foco na vacina contra o Sarampo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, neste sábado (16), o Dia D de Divulgação e Mobilização para vacinação contra o Sarampo e Multivacinação. A ação, que se estendeu por todo o estado, aplicou 28.241 doses, sendo 5.351 para sarampo e 22.890 para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.

Os cinco municípios que mais vacinaram, neste Dia D, foram: João Pessoa (3.638 doses); Campina Grande (2.738 doses); Sousa (1.305 doses); Patos (1.108 doses) e Mamanguape (989 doses).

Para a dona de casa Vanessa Pereira, o primeiro compromisso deste sábado foi levar toda família para se vacinar. Logo cedo, ela, o marido, os três filhos e um sobrinho já estavam na Unidade de Saúde Integrada do José Américo. “É muito importante esse Dia D, pois, durante a semana, devido ao corre-corre, a gente não tem tempo”, destacou.

A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, junto com técnicos do setor e da Prefeitura de João Pessoa, visitou algumas unidades de saúde da Capital. Márcia relembrou que o foco da ação foi a vacina contra sarampo. “Embora na Paraíba a gente não tenha nenhum caso confirmado da doença, temos que nos prevenir, uma vez que o estado do Tocantins já tem casos confirmados assim como no Paraguai, país que faz fronteira com o Brasil. Como a vacina é a única forma de barrar a doença, precisamos intensificar as ações rotineiras. Daí a importância desses Dias D”, alertou.

Márcia chama a atenção da população que ainda não se vacinou – tanto contra o sarampo quanto as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação – que os imunizantes permanecerão disponíveis em todos os postos de saúde dos 223 municípios.

Público-alvo da vacina contra o sarampo – toda a população com até 59 anos de idade; profissionais de saúde; pedimos atenção para os profissionais estivadores, operadores de cargas e logística; agentes de imigração e segurança; tripulações de embarcações e aeronaves; motoristas de transportes intermunicipais e interestaduais; profissionais auxiliares de serviços gerais, atendimento e manutenção; funcionários dos estabelecimentos comerciais (lojas, restaurantes e bombonieres) e profissionais da Anvisa, Receita Federal e Polícia Federal que são os grupos mais expostos ao vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *