ALPB, Câmaras Municipal e Federal celebram em Cajazeiras 225 anos de nascimento do Padre Rolim

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (22), sessão especial em celebração aos 225 anos de nascimento do Padre Inácio de Sousa Rolim e o aniversário de 162 anos de emancipação política da cidade de Cajazeiras, no Sertão Paraibano, ambos comemorados no dia 22 de agosto. O evento proposto pelos parlamentares Chico Mendes, Dra. Paula e Júnior Araújo aconteceu de forma conjunta com a Câmara Federal e a Câmara Municipal.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, afirmou que a homenagem à cidade de Cajazeiras e ao fundador da cidade, Padre Rolim, reunindo a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal, é justa tendo em vista a importância de ambos na história da Paraíba. “Cajazeiras está em festa. Todos unidos nesta sessão conjunta. Isso mostra o prestígio e a força, não só do Sertão paraibano, mas de Cajazeiras, a terra que ensinou a Paraíba ler”, declarou Adriano.

Para o deputado Chico Mendes, Padre Rolim foi o grande precursor e construtor da educação no Alto Sertão e dedicou sua vida ao engrandecimento através da educação de sua terra natal, Cajazeiras. O parlamentar avaliou o momento como histórico e uma demonstração da importância do município de Cajazeiras para a Paraíba.

“Mais do que histórico, é o momento de celebração conjunta. 162 anos de emancipação política de Cajazeiras e comemoramos 225 anos do nascimento do nosso Padre Rolim. Uma história marcada por muito trabalho e fortalecida por vínculos que reverberam na Paraíba e no Brasil inteiro com a educação. A educação é a marca da terra do Padre Rolim. Essa homenagem é mais que pertinente. Hoje, aqui em Cajazeiras, nós estamos com a Câmara Federal, a Assembleia Legislativa da Paraíba e a Câmara Municipal de Cajazeiras. Os três representantes do Legislativo em uma sessão especial para homenagear exatamente os 225 anos de Padre Rolim”, comemorou Mendes.

O deputado Júnior Araújo destacou que os ensinamentos de Padre Rolim atravessam gerações, o que demonstra sua grandeza e sua relevância para o Sertão paraibano. “Conseguimos aqui, pela primeira vez, unir as três Casas legislativas da Federação para fazer uma homenagem ao nosso patrono, que é o Justamente Padre Rolim, fundador da nossa cidade. Muito se deve a Padre Rolim. Um homem que, após 225 anos da sua existência, consegue, na atualidade, manter sua força e interferir de maneira direta na nossa cidade, no nosso dia a dia. Só os grandes homens conseguem isso e essa sessão no dia de hoje é justamente para homenagear este homem a quem a cidade de Cajazeiras deve tudo: nosso grande Padre Rolim”, afirmou o deputado.

Representando a Câmara dos Deputados, o deputado federal Luiz Couto disse que a homenagem à cidade de Cajazeiras e ao Padre Inácio de Sousa Rolim, fundador do município, marca a importância de ambos na história da Paraíba. Para o parlamentar, o momento representa não apenas uma celebração histórica, mas também o reconhecimento do legado de fé, educação e compromisso social deixado por Padre Rolim. “É claro, é homenagem do povo também, que é importante. O povo era da alegria de ter essa figura do Padre Inácio Rolim, que era uma pessoa que cuidava sempre da educação, da fé e do trabalho em favor do povo, que é isso que é importante, o papel de qualquer cidadão que tem uma expressão para cuidar daquilo que é o povo. Nós queremos trabalhar para que o povo tenha dignidade e qualidade de vida”.

“Muito importante essa sessão de hoje Padre Rolim é referência para o Nordeste tanto na área religiosa como educacional, e Cajazeiras, por ser o polo educacional que é hoje, deve-se muito a Padre Rolim. Então, hoje, nos unimos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal para fazer essa homenagem a Cajazeiras e ao nosso fundador”, avaliou o presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Lindberg Lira.

A sessão especial contou ainda com a presença do deputado federal Wilson Santiago; da prefeita e da vice-prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino e Cristiane Araújo, respectivamente; do prefeito de Patos; Nabor Wanderley; do bispo da diocese de Cajazeiras, reverendo Dom Francisco de Assis Gabriel dos santos; do vereador de Cajazeiras, Alisson Voz e Violão; do professor e historiador José Antônio de Albuquerque; e da professora da Universidade Federal de Campina Grande, Mariana Moreira Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *