II Encontro Paraibano do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural começa segunda-feira (25) em João Pessoa
O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Cultural do Estado da Paraíba (Iphaep) realiza nesta segunda (25) e terça-feira (26), em João Pessoa, o II Encontro Paraibano do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O tema central do Encontro é “Patrimônio em Perspectiva: Conexões entre Memória, Cultura e Modernidade”. A solenidade de abertura será às 8h30, no auditório do Sesc/Fecomercio, centro da capital.
Quatro painéis abordando financiamento, preservação, oportunidades, poder público, patrimônio material e imaterial, caminhos da modernização e o patrimônio paraibano serão debatidos durante os dois dias do Encontro. A edição/2025 do II Encontro do Patrimônio será realizada nos auditórios do Sesc/Fecomercio e Senac.
Medalha – Este ano a comissão organizadora do evento instituiu a condecoração de mérito cultural para cinco pessoas consideradas defensoras e amigas do patrimônio histórico com a “Medalha Linduarte Noronha” (homenagem ao primeiro diretor do Iphaep).
Entre os escolhidos para receberem a honraria e mais alta distinção conferida pelo Iphaep estão o antropólogo Carlos Alberto Azevedo (foto), o procurador geral do Tribunal de Contas do Estado, Marcilio Toscano de Franca; a jornalista e presidente do Comitê de Fomento ao Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, Afra Soares; o diretor do Centro Cultural São Francisco, Padre Marcondes Menezes, e Leonardo Noronha, filho de Linduarte Noronha (homenagem póstuma).
A entrega da “Medalha Linduarte Noronha” ocorrerá durante a solenidade de encerramento na terça-feira (26) do II Encontro, no Centro Cultural São Francisco (nave central), a partir das 17h30. O II Encontro conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).