Corrinha Delfino mantém audiência no DNOCS em Fortaleza e cobra providências sobre liberação das águas em Boqueirão
Preocupada com a situação vivida pelos ribeirinhos do manancial de Engenheiro Avidos, no distrito de Boqueirão de Piranhas, a prefeita de Cajazeiras Corrinha Dleino, que está participando de um importante evento voltado para a educação em Fortaleza, manteve audiência na manhã desta terça-feira (09) com a direção do DNOCS para tratar do assunto. A gestora se reuniu com o diretor de infraestrutura do órgão Luiz Ernani, e com a técnica Nádia, onde protocolou um ofício com pedido de providências.
Durante a reunião, a prefeita solicitou do órgão explicações sobre a atual forma de liberação das águas e ouviu dos representantes do DNOCS que o órgão vem acompanhando de perto a situação do açude Engenheiro Avidos, que passou após a transposição das águas do Rio São Francisco, da condição de unidade de reservatório para unidade de passagem, e que a liberação ocorre após a reunião da comissão de alocação das águas realizada no mês de junho.
Segundo Luiz Ernani, uma nova reunião da comissão estará acontecendo no mês de setembro, onde, através das avaliações, novas determinações deverão está sendo tomadas em relação a liberação das águas. A prefeita pediu urgência para o caso e apresentou a aflição que os ribeirinhos vem vivendo atualmente.
Corrinha também enviou ofícios, através da chefia de gabinete, a senadora Daniela Ribeiro, ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro e ao senador Veneziano Vital do Rêgo, solicitando gestão junto a ANA (Agência Nacional das Águas) para solução da problemática.
Já a vereadora Sara Sheyla esteve representando a prefeita na visita feita a barragem de Engenheiro Avidos e na manhã desta terça-feira (09), juntamente com outros vereadores, se reuniu com o secretário de Recursos Hídricos do estado, Deusdete Queiroga, onde debateu alternativas para buscar solução para o problema.