ALPB aprova programa para capacitar profissionais acompanhantes de alunos com autismo

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade a criação do Programa de Capacitação dos Profissionais Acompanhantes dos Alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (1º).

O PL 904/2023, apresentado pelo deputado Dr. Romualdo, especifica que o Programa de Capacitação dos Profissionais Acompanhantes dos Alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento promova qualificação de mediadores educacionais, bem como dos profissionais acompanhantes dos alunos com deficiência intelectual, o transtorno do espectro autista, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, a dislexia, os tiques, os transtornos da coordenação motora e os transtornos da linguagem.

O parlamentar defende ainda que seja criada nas escolas uma sala de recursos para que os profissionais competentes possam realizar a análise conclusiva dos alunos e a elaboração e implementação de protocolo de conscientização dos pais acerca dos efeitos dos transtornos. “Há uma necessidade urgente de inclusão na sala de recursos, bem como a presença de mediador escolar para aquelas crianças que ainda estão em investigação diagnóstica e não apenas para aquelas que já tem o diagnóstico. É importante ressaltar que o diagnóstico pode demorar e o Estado não pode permitir que essas crianças fiquem desassistidas”, argumentou Dr. Romualdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *