João Azevêdo reabre Hotel Bruxaxá e destaca importância do investimento para o impulsionamento do turismo da região e qualificação de mão de obra

O governador João Azevêdo reabriu, nesta segunda-feira (6), após mais de 15 anos fechado, o antigo Hotel Bruxaxá, no município de Areia, no Brejo paraibano, depois de realizar obras de reforma e ampliação para implantação da escola de formação técnica em hotelaria e turismo – a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor Ruy Barreira Vieira – Hotel-Escola Bruxaxá, que passará a ser administrado pelo Sesc e Senac Paraíba, em uma parceria de comodato. 

O investimento garante a formação de jovens e adultos em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, especialmente no setor de Turismo, Hospitalidade e Serviços. Na obra foram aportados recursos de R$ 13,1 milhões aplicados na construção de uma estrutura completa que garante conforto, acessibilidade e inovação pedagógica. 

A escola conta com salas de aula climatizadas, laboratórios técnicos, refeitórios, além de áreas administrativas e ambientes projetados para o funcionamento como hotel-escola, permitindo que os estudantes vivenciem, na prática, as rotinas da área de hotelaria. 

O chefe do Executivo estadual ressaltou o momento de alegria ao entregar a Areia um equipamento que faz parte da história do município e da região, assegurando também o fortalecimento do turismo e a qualificação de mão de obra. “Era inaceitável ver esse equipamento fechado e isso me incomodou muito. Então, resolvemos dar uso ao espaço, aproveitando que a Paraíba vive um momento tão forte no seu turismo. O hotel está aberto novamente, com uma estrutura imponente para receber bem o turista e vai cumprir uma grande missão de preparar mão de obra de nossos jovens para o mercado de trabalho, permitindo que eles realizem sonhos e ganhem o mundo e nós agradecemos ainda a parceria com a Fecomércio que tem uma grande expertise na área”, frisou.  

O vice-governador Lucas Ribeiro destacou mais uma ação do governo para impulsionar a economia do Brejo.  “Essa é mais uma iniciativa que representa a união de esforços para trazer resultados ao povo paraibano. Nós celebramos o cumprimento de compromissos históricos e temos certeza de que esse hotel vai preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e promover o desenvolvimento do nosso estado, graças a nossa capacidade de trabalho”, falou.  

Ao todo, a área total de construção do hotel-escola chega a 5,5 mil m², sendo 3,85 mil m² da reforma do prédio mais 1,65 mil m² de ampliação. Foram contemplados o térreo, pavimento superior e o subsolo. No subsolo foi construído um restaurante, com capacidade para 90 pessoas, cozinha e higienização, depósito de material de limpeza, casa de gás, recepção de alimentos — conferência e higienização —, entre outros recintos.

No pavimento térreo, estão a diretoria administrativa e pedagógica, sala de reunião, três salas de aula, sala de convivência e de professores, entre outros.  No pavimento superior, estão duas salas de aula, laboratório de informática, apartamento tipos A e B, com varanda e banheiro, laboratório de criação (maker) e biblioteca, entre outros recintos. 

Os visitantes do Hotel-Escola Bruxaxá poderão conferir uma estrutura completa, que inclui recepção, auditório, restaurante, piscina aquecida, suítes com varandas, deck de madeira e áreas de convivência, além de ampla infraestrutura de apoio, como lavanderia, cozinha industrial e áreas administrativas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *