Contadores municipais tomam conhecimento de avanços na versão do Sagres para o exercício de 2026

Contadores municipais reuniram-se, na manhã desta terça-feira (04), no Espaço Cidadania Digital, ambiente do Tribunal de Contas da Paraíba, para o conhecimento de alterações constantes da Versão 2026 do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), ferramenta a serviço do controle dos atos e gastos públicos lançada em 2020 e, desde então, sucessivamente aprimorada por equipes técnicas da Corte.

Todos ouviram do vice-presidente André Carlo Torres (no exercício da Presidência) que o Tribunal tem como seu propósito e sua missão a orientação e a parceria permanentes e necessárias ao aprimoramento das gestões empreendidas por entes sob sua jurisdição. “É uma parceria que temos estreitado e que se renova desde o lançamento do Sagres, por ser a contabilidade um instrumento indispensável ao acerto e, portanto, à boa prestação das contas públicas”, disse ele.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade Albeci Daniel Filho observou que o fortalecimento dessa cooperação também decorre da importância do contador público, profissional por ele definido como “um elo firme e seguro entre fiscalizadores e fiscalizados, para o bem comum”. Também viu no encontro desta terça-feira “uma oportunidade para divulgação da Conferência Nacional de Contabilidade Pública, a transcorrer de 17 a 19 de novembro, em Aracaju, Sergipe. Acredita ele que a participação de técnicos do TC paraibano, organismo há muito inscrito no ranking dos mais modernos e ágeis do País, contribuiria para o êxito completo desse evento.

O encontro ocorrido no Espaço Cidadania Digital ocorre, anualmente, para atualizar os contadores acerca de mudanças no Sagres. As principais alterações na Versão 2026 dessa ferramenta desenvolvida para o acompanhamento e o controle das gestões públicas estão nos procedimentos para movimentações bancárias, normas orçamentárias, retenção e estorno na liquidação de restos a pagar, como explicou o diretor de Tecnologia da Informação Ed Wilson de Santana. Um dos temas teve a exposição do auditor de controle externo Luzemar da Costa Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *