João Azevêdo participa da abertura do Salão do Artesanato de Brasília e destaca investimentos no segmento paraibano
O governador João Azevêdo participou, no início da noite desta quarta-feira (5), da abertura da 20ª edição do Salão do Artesanato de Brasília, ocasião em que destacou os investimentos que o Governo da Paraíba tem feito para fortalecer o segmento no Estado — capacitações e a realização de dois Salões por ano, gerando emprego e renda, estão entre as iniciativas em prol do artesanato paraibano.
O Salão do Artesanato de Brasília será realizado até o próximo domingo (9) no Pavilhão do Parque da Cidade, com entrada gratuita, oficinas, shows e centenas de expositores de vários estados brasileiros, como a Paraíba, que incrementa o evento com curadorias institucionais.
Na solenidade de abertura, ao lado da primeira-dama Ana Maria Lins, presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), João Azevêdo destacou: “Eu fico muito feliz, porque eu tenho uma relação muito importante com o artesanato da Paraíba, até porque nós realizamos dois Salões por ano e durante 30 dias, coincidindo com as festas de São João, em Campina Grande, e de verão, agora em janeiro, em João Pessoa. Desde que chegamos ao Governo, nós entendemos verdadeiramente que o artesanato é um segmento econômico extremamente importante, que gera emprego, que gera renda e que sustenta muitas famílias.”
“Além disso, eu também fico feliz porque a Paraíba tem conseguido estar presente em todos os grandes Salões de Artesanato desse País: Minas Gerais, São Paulo, no Rio, na Bahia, no Ceará, em Pernambuco e aqui em Brasília. Os Salões são as grandes vitrines e as grandes lojas para os nossos artesãos”, acrescentou João Azevêdo, ao ressaltar investimentos em outros segmentos, como no turismo e na agropecuária, essa com um número grande de feiras — eram quatro anuais, em 2019, e agora são mais de 60 exposições.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, falou da importância de um evento como o Salão do Artesanato de Brasília. “É um momento de troca de experiência e, acima de tudo, em que mostramos também todo o nosso potencial. Na Paraíba, o artesanato tem divulgado o nosso turismo, mas também gerado emprego e renda para centenas de famílias. Com a sensibilidade do governador João Azevêdo e da nossa presidente de Honra Ana Maria Lins, o nosso artesanato tem alcançado patamares nunca antes vistos. E isso se deve também a grandes parcerias, como o Sebrae”, comentou.
Mais do que um espaço de exposição e negócios, o 20° Salão do Artesanato de Brasília propõe uma imersão nos sabores regionais — tudo isso aliado a grandes apresentações musicais, como a cantora Roberta Campos, numa grande celebração do artesanato brasileiro.
A abertura do Salão do Artesanato de Brasília foi prestigiada, ainda, pela gestora do PAP, Marielza Rodriguez; pela gerente do Museu Casa de José Américo, Janete Rodriguez; e pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos (SEIRH), Deusdete Queiroga, entre outras autoridades.
