Vencedores do Concurso “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal” recebem premiação; estudante de Cajazeiras obteve o segundo lugar em Ampla Concorrência
Os 10 estudantes da rede estadual de ensino, vencedores da 2ª edição do Concurso “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal”, receberam a premiação em solenidade no auditório da sede da Codata, no Centro Administrativo do Estado, em João Pessoa, que contou com a presença dos secretários de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano; da Educação do Estado, Wilson Filho, gestores, professores e familiares dos estudantes.
O concurso dividiu a premiação em dois grupos de estudantes: cinco prêmios para o Grupo de “Ampla Concorrência”, que inclui todos os estudantes da rede pública estadual de ensino, e os outros cinco para o Grupo de ‘Ações Afirmativas’: Pessoas Transexuais; Povos Indígenas; Povos Quilombolas, Negros e Pessoas com Deficiência.
Cada um dos vencedores recebeu a premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil, totalizando R$ 20 mil em prêmios. O concurso foi uma parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Lotep-PB.
Em sua fala, o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, destacou a integração das pastas da Educação e da Fazenda Estadual no fortalecimento da educação fiscal, o crescimento do número de cidades e de estudantes premiados na edição deste ano no concurso “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal”, além da importância dos professores no incentivo ao tema e na formação dos estudantes.
O secretário de Estado de Educação, Wilson Filho, agradeceu “a parceria e a excelente gestão dos secretários Marialvo Laureano e Bruno Frade à frente da Sefaz-PB”, que tem possibilitado o Estado da Paraíba investir cada vez mais na área da Educação, mas também em incentivar as temáticas tão importantes como educação fiscal e educação financeira.
“O Desafio Nota 1.000, além de premiar os alunos nesta edição, tem possibilitado ao longo do ano algo ainda melhor: levar os alunos da rede estadual treinarem com mais intensidade a redação, possibilitando a cada ano de chegarem mais preparados na redação do Enem com melhores notas e porque não dizer alcançarem a nota máxima 1.000,” frisou.
Representando os cinco vencedores da Ampla Concorrência na solenidade de premiação, a estudante do 3º ano Jordânia Borges da Silva, da Escola Cidadã Integral Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras, afirmou que mais que “a premiação em si do Desafio Nota 1000 Educação Fiscal, a participação me possibilitou aprofundar mais sobre a temática educação fiscal e o tema ‘Jogos on-line e responsabilidade social: a arrecadação em prol das políticas públicas”.
E completou:“Como aprendemos a dominar a técnica e estruturar bem uma redação, o Desafio Nota 1.000 tem sido um estímulo a praticar semanalmente redação. Como gosto de escrever, isso facilita, pois tenho treinado redação com temas variados para chegar ainda mais preparada no Enem deste domingo e a educação fiscal foi um deles.” Jordânia, que alcançou 960 pontos na redação do Desafio, ainda está indecisa entre os cursos de Letras e Biomedicina para escolher no SISU, após prestar o Enem.
VENCEDORES DA AMPLA CONCORRÊNCIA – No Grupo de Ampla Concorrência, que incluem todos os estudantes da rede estadual, os cinco vencedores foram: Wagner Pereira da Silva da ECIT Ana Ribeiro, em Salgado São Félix, que ficou em 1º lugar; Jordânia Borges da Silva da ECI Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras, que ficou em 2º lugar; Tayná da Silva Souza da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, em Areia, que ficou em 3º lugar; Maria Fernanda Martiniano Silva da ECI João Rogério Dias Toledo, em Assunção, que ficou em 4º lugar, João Victor Santos de Souza da ECI João Leite Neto, em Nova Olinda, que ficou em 5º lugar.
VENCEDORES DO GRUPO AÇÕES AFIRMATIVAS – Os outros cinco vencedores foram do grupo Ações Afirmativas, que incluem estudantes inscritos em cinco grupos (Pessoas Transexuais; Povos Indígenas; Povos Quilombolas, Negros e Pessoas com Deficiência): a estudanteLuísa Victória da Silva Lima da ECI Senador Humberto Lucena, em Campina Grande, foi a vencedora entre Pessoas Transexuais; o estudante Natanael Arenauto Galdino dos Santos da Escola Indígena Pedro Poti, em Baia da Traição, foi o vencedor dos Povos Indígenas; a estudante Ana Beatriz Landim de Farias da ECI Maria Soledade Assis Freitas, em Cajazeirinhas, foi a vencedora dos Povos Quilombolas; a estudante Maria Eduarda Farias da Cruz da ECI Irmã Joaquina Sampaio, em Campina Grande, foi a vencedora dos Negros (pardo/preto); e a estudante Sabrina Evilly da Silva Ferreira do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem (CEEEA) Sesquicentenário, em João Pessoa, foi a vencedora de Pessoas com Deficiência. Os cinco estudantes vencedores do Grupo de Ações Afirmativas ficaram em primeiro lugar.
