Memorial da Democracia da Paraíba realiza encontro com oficinas e conferência
O Memorial da Democracia da Paraíba (MDP), instalado na Fundação Casa de José Américo (FCJA) e coordenado pelas pesquisadoras Fernanda Rocha e Suelen Andrade, realiza nesta segunda (10), quarta (12) e sexta-feira (14) o ‘1º Encontro Democracia no Brasil e Direito à Memória – aportes teóricos, políticos e metodológicos’. As atividades ocorrem nas dependências dos campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as inscrições podem ser realizadas por meio do endereço https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/DBDMATPM2025.
O evento é resultado do desenvolvimento das etapas do projeto de pesquisa ‘Por uma cartografia dos lugares de consciência: trajetos da memória das violações de direitos humanos e da resistência na Paraíba’, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). “O encontro surge como oportunidade de afinamento e divulgação das propostas teórico-metodológicas de pesquisas que discutem memória social e ditadura militar no Brasil”, explica a professora e coordenadora, Fernanda Rocha.
O ‘Encontro Democracia no Brasil e Direito à Memória’ mobiliza pesquisadores no campo da memória social, memória política e ditadura militar, assim como organizações da sociedade civil envolvidas em processos de preservação da memória. “Essa oportunidade se apresenta como momento propício para o compartilhamento de experiências e construção de possibilidades de realizar, não apenas pesquisas acadêmicas, mas ações de intervenção e produção de conhecimento e memória que não estejam restritos às universidades”, completa Fernanda.
Ela ainda afirma que o objetivo do evento é consolidar a apresentação da metodologia de cartografia dos lugares de memória, a partir da experiência do Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da PUC-Rio, assim como das propostas de construção de uma cartografia social dos lugares de memória da Paraíba. “O evento contribui com a formação no campo das humanidades, com destaques às Ciências Sociais, História, Direito, Arquitetura e Urbanismo, promovendo ampliação dos recursos teóricos e metodológicos para as pesquisas dessas áreas, assim como a sua necessária interconexão para a apreensão mais profunda das experiências coletivas em relação à produção social da memória e dos espaços públicos”.
Para a realização do evento, o Memorial da Democracia da Paraíba está em parceria com o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, a Rede Brasileira de Lugares de Memória (Rebralum), a Red de Sitios de Memoria Latinoamericanos y Caribeños (Reslac), o Laboratório de Antropologia, Política e Comunicação da UFPB, o Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, o Observatório Terra e Moradia da UFPB, a Universidade Federal da Paraíba e o Governo da Paraíba, por meio das Secretarias de Estado da Ciências, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior; Cultura; e da Mulher e da Diversidade Humana.
A programação do evento tem início nesta segunda-feira (10), no Auditório da Central de Aulas do Campus I da UFPB, em João Pessoa, com a realização da oficina ‘Lugares de memória, ditadura militar e resistência: possibilidades metodológicas’, com Fernanda Pradal (PUC-Rio), José Gomez (PUC-Rio) e Fernanda Rocha (MDP-FCJA), das 14h às 17h. Das 19h à 22h acontece a conferência ‘Direito à memória e justiça de transição: implicações teóricas e políticas’, com José Gomez e tendo como debatedores Fernanda Pradal, Lúcia Guerra (MDP-FCJA) e Fernanda Rocha.
No dia 12 (quarta-feira), no Campus IV da UFPB, em Rio Tinto, em seu Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), das 14h às 17h, acontece a oficina ‘Lugares de memória como instrumento de ação política e producão de conhecimento: cartografia social e construção coletiva da memória’, com Fernanda Pradal, Estevão Palitot (UFPB), Fernanda Rocha e Suelen Andrade (MDP-FCJA).
Já no Memorial da Democracia da Paraíba, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, das 9h às 12h do dia 14 (sexta-feira), acontece uma consulta pública: Plano Museológico e Memorial da Democracia da Paraíba.
