Reitor da UFCG é empossado pelo ministro da Educação
“Esta solenidade oficializa algo que vai além de um ato administrativo, ela reafirma, diante da comunidade acadêmica e do país, o respeito à vontade democrática, às instituições públicas e à autonomia universitária”, declarou o professor Camilo Farias, ao ser empossado reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na manhã desta segunda-feira, dia 15, em cerimônia realizada no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede da instituição.
Presente à solenidade, o ministro da Educação, Camilo Santana, também reforçou o compromisso com a democracia nas universidades federais. “Estou fazendo questão de ir até as universidades para dar posse e mostrar a importância da gestão democrática e o respeito que temos às comunidades acadêmicas. Desejo sucesso ao novo reitor eleito, não tenho dúvidas de sua competência e do trabalho que já está realizando”, afirmou.
O reitor Camilo Farias é doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime, no Japão, e mestre e graduado pela própria UFCG. Professor associado da instituição, assume o mandato após ter sido eleito com 61,32% dos votos válidos, juntamente com a professora Fernanda Leal, eleita vice-reitora. Ele é um dos 55 reitores de universidades federais que o Governo do Brasil nomeou, desde 2023, respeitando a escolha de estudantes, docentes e servidores. “Devo tudo a esta casa. Nada do que sou teria sido possível sem a educação pública, sem esta universidade e, sobretudo, sem as pessoas que caminharam comigo ao longo dessa trajetória”, destacou.
A cerimônia contou ainda com a presença do senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), da vice-reitora da UFCG, Fernanda Leal, da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, do secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David, do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, do secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, além de parlamentares, professores e estudantes.
