Entrevista: Brankinha Abreu aborda temas ambientais e serviços desenvolvidos pela gestão municipal de Cajazeiras, como causa animal e coleta seletiva

Neste sábado (15), o programa DestaquePB, levado ao ar pela Rádio Alto Piranhas e comandado por Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, com participação de Suenya Souza, ouviu a secretária de Meio Ambiente de Cajazeiras, Brankinha Abreu, que discorreu sobre vários temas ligados diretamente à sua pasta, como cuidado com os animais, coleta seletiva, Açude Grande, entre outros.

Remanescente da gestão do ex-prefeito Zé Aldemir, Brankinha Abreu foi reconduzida ao cargo pela prefeita Corrinha Delfino, num claro reconhecimento do trabalho desenvolvido por ela nos últimos anos.

Brankinha iniciou a entrevista falando sobre a sua participação na plenária do Orçamento Popular, realizada na noite da sexta-feira (14), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que apontou as prioridades da população e das instituições participantes em relação ao meio ambiente.

“Três propostas foram as mais votadas, entre elas, em primeiro lugar, a importância do investimento na causa animal”, disse ela, destacando que os outros dois pontos mais votados foram a necessidade de investimentos para a coleta seletiva e na educação ambiental.

Sobre a coleta seletiva, ela afirmou que “a esfera toda da gestão de resíduos sólidos do município vem sendo construída e desenhada de forma a gerar os melhores possíveis”, lembrando que o antigo “lixão” foi encerrado em setembro de 2023, mas que “o trabalho sempre continuará, porque o lixo é gerado todos os dias” e a população precisa ter consciência do destino que vai ser dado para aquilo.

Quanto à problemática do Açude Grande de Cajazeiras que, Brankinha Abreu ressaltou que “é mais uma questão bem complexa dessa pauta ambiental”, mas que já se vem colhendo os frutos das lutas em defesa do manancial, localizado no centro da cidade.

“A gente vem acompanhando de perto a Cagepa no seu procedimento licitatório para contratar a empresa que vai iniciar a obra de construção de uma rede de esgoto, que vai fazer com toda a carga de esgoto que é destinada para o açude Grande, passe a ser destinada para uma rede coletora, que é como deveria ter sido desde sempre”, salientou.

A íntegra da entrevista com Brankinha Abreu pode ser acessada no YouTube do DestaquePB:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *