Lula grava pronunciamento à nação sobre taxação de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou nesta quarta-feira, 16, um pronunciamento à Nação para informar as providências tomadas pelo governo em relação ao tarifaço de 50% imposto ao Brasil pelo presidente dos EUA, Donald Trump. No pronunciamento, que deve ir ao ar até sexta-feira, em rede nacional de rádio e TV, Lula defenderá a soberania nacional.

Lula reuniu alguns ministros no Palácio da Alvorada para acompanhar a gravação. Ele decidiu se manifestar depois que os Estados Unidos abriram investigação sobre práticas comerciais do Brasil. A medida foi anunciada menos de uma semana após Trump divulgar que, a partir de 1.º de agosto, o país cobrará uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 16, mostra que, para 72% dos entrevistados, Trump está errado ao impor taxas ao Brasil por acreditar que há uma perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Somente 19% disseram que o presidente dos EUA tem razão. Outros 9% não responderam.

O levantamento animou o Palácio do Planalto porque também indicou que o índice dos que apoiam o governo passou de 40% para 43%, enquanto a desaprovação do presidente recuou de 57% para 53%. De acordo com a sondagem da Quaest, o confronto de Lula com Trump, por causa do tarifaço, fez com que o petista recuperasse terreno fora de seu eleitorado tradicional.

Trump anunciou a taxação de produtos brasileiros e atribuiu a medida, em parte, à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro. Lula rebateu publicamente os termos utilizados pelo líder norte-americano e disse que ele está fazendo intromissão indevida em assuntos do Brasil.

Um comentário em “Lula grava pronunciamento à nação sobre taxação de Trump

  • 17 de julho de 2025 a 20:02
    Permalink

    O governo brasileiro está corretíssimo em tentar resolver está xantagem dos EUA pela diplomacia, mas se não conseguir, tem que usar a mesma medida, fazendo uso da reciprocidade. Este presidente vagabundo, canalha e cafajeste dos EUA, precisa entender que não e o xerife do mundo. Agora o povo brasileiro tem que mostrar consciência política e, independente de posição ideológica, apoiar as ações do governo brasileiro. Uma das atitudes que devíamos tomar, Seria boicotar todos os produtos americanos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *