Evento marca 40 anos de sede da Rádio Tabajara e governador destaca investimentos na emissora
O governador João Azevêdo prestigiou, nesta segunda-feira (11), em João Pessoa, a solenidade em homenagem pelos 40 anos da construção da sede da Rádio Tabajara, que está localizada na Avenida Dom Pedro II. Na ocasião, ele foi homenageado pelos investimentos que o Governo tem feito na emissora, uma das 20 mais antigas do País e símbolo de valorização de conteúdo produzido no estado.
A solenidade em homenagens pelos 40 anos da sede da Rádio Tabajara integra também as comemorações do Governo da Paraíba pelos 440 anos de João Pessoa. Com 88 anos de fundação, a Rádio Tabajara faz parte da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) desde 2019, assim como o Jornal A União e outros equipamentos.
No evento, que ocorreu na sede da Tabajara, João Azevêdo destacou o olhar atento que o Governo tem com a emissora. “Cabe a quem é gestor tentar — da melhor maneira possível — olhar para todos os setores. E a gente conseguiu dentro desse Governo, que eu represento, fazer isso. Eu fico muito tranquilo quando eu vou a qualquer lugar, a qualquer órgão do Estado e a gente consegue ver que, nos últimos anos, aquele órgão, aquele setor, aquela política pública recebeu atenção e ter tido a capacidade de dar atenção a cada área do Estado”, acrescentou, ao agradecer a homenagem e enaltecer o alcance que ainda tem o rádio.
A presidente da EPC, Naná Garcez, agradeceu à gestão do governador João Azevêdo pelos investimentos na Rádio Tabajara. “Agradecer ao governador João Azevêdo por todo o apoio que ele sempre dá quando precisamos fazer investimentos e inovações na EPC como um todo e, em particular, na Rádio Tabajara. E essa sede representa a possibilidade de avanços da EPC com as suas emissoras, inclusive ela ganhou um bloco novo”, comentou.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), Carlos Pereira, há 16 anos presenteia os ouvintes da Tabajara com “Crônicas da Cidade”, que vai ao ar diariamente. “Quando eu nasci, a Rádio Tabajara ia fazer dois anos de fundação. E sempre foi mais presente na minha vida que eu na vida dela — ela entrava na minha casa todos os dias, ou melhor, quase todas as noites, sempre pelas mãos da minha mãe, que não dispensava a audiência para cantarem juntas as velhas músicas da ‘Hora da Saudade’, disse Pereira, relatando parte da história pessoal que tem com a emissora.
“Essa homenagem é fruto de um grande trabalho, noites e noites de sono perdidas. Com muito orgulho dessa caminhada, graças a Deus hoje estou sendo homenageado”, externou Sulivan Calado, operador de externa da Tabajara desde 1985.
“É uma grande felicidade fazer parte dessa história — porque fui redator no início e presidente da emissora, período em que foi construída essa sede, que chega aos 40 anos”, emendou Manoel Raposo, diretor-presidente da Tabajara na época em que foi construída a atual sede da emissora.
Prestigiaram a solenidade os secretários Marialvo Laureano (Fazenda), Rosália Lucas (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Rafaela Camaraense (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Letácio Guedes (controlador-geral do Estado) e Petrônio Rolim (secretário executivo de Parcerias Público-Privada).
História – De 1937 até meados da década de 1980, a sede original funcionou na Rua Rodrigues de Aquino com a Praça João Pessoa, herdando equipamentos e trajetória construída pela Rádio Clube da Paraíba, a pioneira no setor, e abrigando também o jornal A União. Hoje, a edificação não existe mais, foi demolida. Por alguns anos, a Rádio se instalou em um endereço na Avenida João Machado. Em 9 de agosto de 1985, foi inaugurada a sede atual, da Avenida Pedro II.